RECENTES

CONDOMINIO: A URBANIZADORA PARANOAZINHO – UPSA, CONCLUI ESTUDO DE CAMPO ESSENCIAL PARA OBRAS DE MACRODRENAGEM EM IMPORTANTE AVENIDA DO GRANDE COLORADO.



A realização de obras de infraestrutura no sistema viário do Grande Colorado é um dos ganhos sociais inerentes à regularização fundiária dos condomínios que integram a Fazenda Paranoazinho, localizada na região de Sobradinho (DF). A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), inclusive, acaba de concluir os estudos de sondagem do solo e do subsolo da av. São Francisco, na qual será instalado um sistema de macrodrenagem para resolver os constantes problemas de alagamentos e enxurradas.

A sondagem é um método de investigação do solo, cujos resultados vão subsidiar o refinamento do projeto e a implantação do sistema de macrodrenagem. Esse trabalho começou pela av. São Francisco porque o projeto já possui aprovação da Novacap, outorga prévia da Adasa e Licença de Instalação (LI) concedida pelo Ibram, que são requisitos obrigatórios para a realização da obra. Além disso, a ausência da drenagem de águas pluviais nessa via afeta negativa e diretamente os moradores e os comerciantes da região.

A São Francisco tem declividade acentuada e ausência de dispositivos de captação de água, como sarjetas, bocas de lobo e tubulações. Além disso, a água da chuva que se concentra nos condomínios da região é lançada nessa avenida, agravando os problemas de alagamentos e os processos erosivos.


Durante dez dias, a empresa contratada pela UPSA fez nove perfurações no subsolo ao longo de cerca de 2 mil metros da av. São Francisco. O método empregado é o da sondagem à percussão, em que as perfurações são feitas, de forma vertical e linear, por meio de peças de aço cortantes. “O objetivo é atingir a parte mais profunda possível ou até a rocha propriamente dita. Quanto mais profundo, maior e melhor será o conhecimento das camadas geológicas, o que possibilitará a melhor execução do projeto de macrodrenagem”, explica Lahys Miranda, arquiteta urbanista da UPSA.

Com base nos dados gerados pelo relatório de sondagem, cuja conclusão está prevista para este mês, o projeto básico será revisado para posterior análise e aprovação da Novacap. Após essa aprovação, a UPSA poderá dar início ao projeto executivo da obra.

Mais segurança

Com a macrodrenagem implantada, o volume de água da chuva que escoa na av. São Francisco vai diminuir e o remanescente será captado pelas bocas de lobo e outros dispositivos de captação. De acordo com a bióloga da UPSA Mirella Ritter, essa infraestrutura trará segurança individual e patrimonial e beneficiará todos aqueles que utilizam a via. “O intuito é fazer da avenida uma via transitável, agradável e segura em períodos de chuva e de sol, e ainda contribuir com o meio ambiente, diminuindo o impacto da impermeabilização do solo”, esclarece.

As obras de macrodrenagem na avenida também trarão benefício direto para o Córrego Paranoazinho. É que, atualmente, o grande volume de água na São Francisco em um curto espaço de tempo causa danos não somente às matas ciliares e leva ao agravamento dos processos erosivos. A força da água também arrasta para dentro do córrego agentes poluidores presentes nas vias, como lixo residencial. Todo esse material fica acumulado no leito do córrego, agravando os transbordamentos em época chuvosa.

Esses problemas ainda afetam a fauna e a flora, provocando grande perda de biodiversidade e afugentando os animais silvestres, tanto aquáticos quanto terrestres.

Regularização necessária

As obras de macrodrenagem a serem realizadas pela UPSA na av. São Francisco foram projetadas para contribuir para a solução de todos esses problemas. Para terem início, porém, além da aprovação do projeto pela Novacap, é necessária a regularização de, no mínimo, mil lotes dos condomínios que integram o setor habitacional do Grande Colorado, inserido na Fazenda Paranoazinho. Essa é a condição prevista no Termo de Compromisso, firmado entre a Urbanizadora Paranoazinho e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Outras obras de macrodrenagem serão executadas na Fazenda Paranoazinho assim que forem emitidas as Licenças de Instalação dos outros setores habitacionais, uma vez que a UPSA já obteve a aprovação dos projetos e a outorga prévia, que é a autorização para lançar as águas captadas nos córregos da região.


Fonte: Assessoria de Comunicação da UPSA

Nenhum comentário