RECENTES

Creches garantem a pais e mães chance de cuidar da carreira profissional

Aline Regina Santos, 31.

Luana Aguiar, de 32 anos


Novas unidades de ensino infantil possibilitam, principalmente a mulheres sem emprego, buscar uma recolocação no mercado de trabalho

(*)  Ádamo Araujo

Há quatro anos sem trabalhar cuidando exclusivamente da casa e dos filhos, Luana Aguiar, de 32 anos, já planeja distribuir currículos para voltar ao mercado de trabalho. Após a inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) da Quadra 2 de Sobradinho, nesta terça-feira (14), o único da cidade, a dona de casa passa a ter onde deixar as duas crianças, de 1 e de 3 anos, para contribuir com o orçamento da família.

“Eu precisava trabalhar, mas não havia ninguém que pudesse ficar com meus filhos. Além de eu não ter condições de pagar por uma creche particular. Agora é atualizar o currículo e sair batendo de porta em porta”, comemora a ex-diarista. Só este mês, foram inauguradas três creches em Brasília, com previsão de entrega de outras oito até a próxima semana.

Para quem já está no mercado de trabalho, a vantagem é ir para o serviço sabendo que o filho está sendo bem cuidado. “Tenho uma menina de 7 meses. Minha filha foi muito bem acolhida aqui, o ambiente é saudável e os profissionais qualificados. Saio de manhã bem cedo e quando volto no final da tarde, percebo a felicidade dela”, conta a cobradora de ônibus Aline Regina Santos, 31.

No mês passado, durante a semana de comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou uma pesquisa sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho. O estudo, chamado Mulheres no Distrito Federal e nos Municípios Metropolitanos: Perfis da Desigualdade, registrou, entre outras coisas, que a participação feminina no mercado de trabalho varia de acordo com determinantes, como filhos e casamento.

A análise revelou que mulheres com filhos menores de 3 anos têm menos 36,15% de chance de ingressar no mercado em comparação àquelas sem filhos. “Ter onde deixá-los cria a possibilidade da inserção da mulher no trabalho. Além disso, contribui para a emancipação feminina”, destaca a gerente de Estudos e Análises Transversais da Codeplan, Jamila Zgiet Rodrigues Santos.

Para Jamila, oferecer escolas e creches públicas como os Cepis reforça a compreensão do Estado de que é corresponsável pelo cuidado da criança. “É preciso criar mecanismos para que as mulheres não tenham a maternidade como impeditivo de ter as mesmas oportunidades das demais”, avalia a gerente.


(*) Fonte: Ádamo Araujo /Foto: Pedro Ventura - Agência Brasília

Nenhum comentário