Saiba mais sobre a situação do Na Hora
Todas as
agências do Na Hora já estão funcionando normalmente. Governo de Brasília
assinou contrato com a empresa ATP, que prestará serviços nas unidades do Na
Hora.
Na madrugada
desta quinta-feira (28), a Justiça concedeu liminar obrigando a empresa que presta
serviço ao Na Hora a manter o atendimento até o fim do processo ou até a
contratação emergencial de outra sob pena de multa de R$ 100 mil. Aqui vamos
atualizá-los sobre a situação. Entenda o que houve:
- Por que o
atendimento foi suspenso?
O contrato
emergencial com a empresa responsável pelo sistema tecnológico, a B2Br, que
prestava o mesmo serviço há sete anos, foi encerrado no dia 24 deste mês. O
aviso prévio de 170 funcionários que trabalhavam na triagem e distribuição de
senhas, terminou no dia 26. Os servidores do governo fizeram uma força-tarefa
para garantir o atendimento, mas, ao meio-dia, a empresa bloqueou os links de
acesso ao sistema e às estações de trabalho.
- Há alguma
dívida do governo com a empresa?
Em novembro
de 2014, quando foi renovado o contrato emergencial, a empresa B2Br não recebia
há cinco meses. No entanto, desde aquela data, os pagamentos foram feitos em
dia, inclusive os deste ano. O débito referente ao período do ano passado
entrou na lista de reconhecimento de dívidas a serem quitadas pelo governo.
- O que o
governo fez para resolver a situação?
Em março
deste ano, a Secretaria de Justiça e Cidadania, responsável pelo Na Hora, abriu
uma licitação, mas nenhuma empresa foi contemplada. Por isso, em 13 de maio,
foi feito um novo processo em que duas concorrentes apresentaram condições de
oferecer os serviços. Em seguida, ingressamos com uma ação na Procuradoria
Geral do DF solicitando a contratação emergencial. O órgão deve se pronunciar
ainda nesta semana sobre a validação do contrato. Após a autorização, a empresa
tem cinco dias úteis para instalar um parque tecnológico e iniciar a operação.
Mesmo com o novo contrato, há a intenção de manter os terceirizados que já
prestavam o serviço pela B2Br.
- Quando o
atendimento vai voltar ao normal?
Na madrugada
desta quinta-feira (28), a Justiça concedeu liminar obrigando a empresa que
presta serviço ao Na Hora a manter o atendimento até o fim do processo ou até a
contratação emergencial de outra sob pena de multa de R$ 100 mil. Estamos
trabalhando para que o sistema volte por completo ainda esta semana. Por
enquanto, todas as unidades continuam abertas para entrega de identidade,
atendimento do TRE, defensoria pública, Procon e ouvidoria da PM. No posto de
Sobradinho, o cidadão poderá ainda tirar identidade e fazer a carteira de
trabalho. No de Ceilândia, também continua disponível o atendimento do INSS.
(*) Governo de
Brasília
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