RECENTES

Jovens das comunidades do DF vão produzir o maior festival de Cultura Urbana da cidade



Formados pelas oficinas ofertadas no Programa Jovem de Expressão, os jovens serão responsáveis pela produção e execução da 4ª edição do Festival Elemento em Movimento


 
Os dados mais recentes da Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, indicam que 20,3% da população brasileira entre 15 a 29 anos não trabalham nem estudam – conhecidos por geração nem-nem. Essa talvez fosse a realidade de um grupo de 88 jovens das satélites do DF não fosse pela dedicação e a oportunidade que esses jovens tiveram da Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS) e do programa social Jovem de Expressão, da Caixa Seguradoras.

Nos últimos três meses, os jovens estão sendo capacitados nas oficinas de cenografia, produção de eventos e roadie. Mais que a formação teórica, os jovens estão sendo preparados para um desafio ainda maior. É que nos dias 5 e 6 de setembro esses alunos terão a oportunidade de produzir e executar o Festival Elemento em Movimento – muito mais que um festival.

Para o coordenador das oficinas, Jonathan Santos (MC Nenzinho), apesar das dificuldades de aprendizado, o interesse demonstrado durante as oficinas pelos jovens tem gerado bons resultados. “As oficinas têm um efeito muito positivo, pois os jovens demonstram muito interesse pelo desenvolvimento do trabalho. Não só pela participação no festival, mas para formação profissional deles”, destaca.

Aluna do curso de cenografia, Keka Gonçalves veio para Brasília querendo se especializar em cinema e em busca de uma oportunidade profissional. “Os jovens de hoje querem se expressar, mas falta esse tipo oportunidade. As oficinas destinadas ao festival é o que faltava para nós jovens se expressar por meio da arte, da dança e do cinema.

A instrutora da oficina de cenografia, Nina Coimbra, revela que, para a cenografia do Festival Elemento em Movimento deste ano, tem trabalhado com cenário voltado a oficina mecânica. “A cenografia que estamos trabalhando é baseada no tema do Festival “De rolê na quebrada”, no qual será montado um palco que lembra uma oficina de carros”.

Em sua 4ª edição, o Festival Elemento em Movimento será realizado nos dias 5 e 6 de setembro na Praça do Trabalhador – Ceilândia Norte. O evento terá como principais atrações: B Negão, Flora Matos, Rashid, Tribo de Jah e muito mais. A entrada é franca.

Fonte:

Nenhum comentário