name='content'> ]]>

RECENTES

REGULARIZAÇÃO DOS CONDOMINIOS: Secretaria de Gestão do Território e Habitação conduz mediação entre moradores e urbanizadora

A audiência foi na última sexta-feira(2)
A Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) realizou uma audiência nesta sexta-feira (2) para estimular o diálogo entre os moradores do Setor Habitacional Grande Colorado e a Urbanizadora Paranoazinho. No encontro, realizado no edifício da Segeth, foram debatidos os principais conflitos que circundam o atual processo de regularização dos parcelamentos localizados na Avenida São Francisco, em Sobradinho.
Para o secretário Thiago de Andrade, a mediação é uma ferramenta de sucesso que tem resolvido uma série de conflitos. “Os moradores solicitaram uma audiência para tentar resolver a questão, e então propusemos a mediação. Como a regularização é a finalidade de todos os entes envolvidos, com este diálogo podemos colocar na mesa todo o processo e assim destravar situações que pela via jurídica e pelo embate [a solução] demoraria muito mais”, afirmou. Ele destacou que essa é a terceira mediação em que a Segeth foi envolvida, e que as anteriores foram “muito bem-sucedidas”.
O morador e representante dos condôminos Carlos Henrique Cardoso lembrou que este tipo de ação faz parte do processo democrático. “Para nós, moradores, a mediação e a tentativa de um acordo são muito importantes, por que as vezes nós não conseguimos ser ouvidos e colocarmos o nosso ponto de vista. E quando não conseguimos este diálogo não conseguimos esclarecer. É preciso conversar”, disse.
Segundo o diretor da Urbanizadora Paranoazinho, Ricardo Birmann, “ainda existem muitas dúvidas com processo, e nós acreditamos que dando mais transparência a todo o processo de regularização vamos conseguir diminuir a desinformação e com isso trabalhar de forma mais construtiva”.
O administrador de Sobradinho, Divino Sales, observou que houve uma evolução no diálogo. “A mediação é muito importante por que conseguimos que os envolvidos venham para uma discussão com objetivo próprio para isso. O governo deve ter voz e ferramentas para que as partes interessadas possam chegar a um objetivo comum”, concluiu.
Processos
Além de continuar com a disponibilização de todos os autos de processos, a Segeth reiterou que qualquer interessado pode ter acesso aos processos de regularização. O secretário Thiago de Andrade adiantou que a pasta facultará um servidor para os interessados que queiram tirar cópias de páginas de documentos.
Histórico
Em maio deste ano, seis parcelamentos do Grande Colorado, em Sobradinho, foram aprovados pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A decisão foi um passo importante para regularização dos condomínios Colorado Ville, Solar de Athenas, Vivendas Colorado, Vivendas Colorado II, Jardim Europa e Jardim Europa II.
As áreas contempladas pela decisão fazem parte da antiga Fazenda Paranoazinho, adquirida por um único empreendedor, a Urbanizadora Paranoazinho — responsável por todo o processo de regularização da área particular do Grande Colorado. 
Matéria: Ascom Segeth 

Nenhum comentário