RECENTES

Restrição de uso de água garante abastecimento a produtores rurais





Racionamento voltado principalmente para agricultores de Planaltina e Sobradinho começou em setembro e deve continuar até 21 de outubro

(*) Jade Abreu

Para garantir o abastecimento a produtores rurais de Planaltina e Sobradinho durante a seca, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Águas (ANA) restringiram o uso do recurso hídrico na Bacia do Pipiripau, por três horas, diariamente. Segundo a Adasa, a medida é voltada principalmente para os 400 agricultores daquelas regiões, já que a irrigação é a principal responsável pelo consumo de água.

De acordo com a agência do DF, há cinco anos, uma comissão analisa o nível de água na bacia no período de estiagem. Devido às condições climáticas desta época do ano, é comum haver restrição. Neste ano, ela começou em 23 de setembro, depois de terem sido detectadas quantidades de vazão consideradas críticas em dois dos cinco pontos de monitoramento do reservatório.

O coordenador de Fiscalização da Adasa, Hudson Rocha de Oliveira, conta que os horários e o tempo para o racionamento foram decididos com os produtores. A limitação, informa ele, deve continuar até 21 de outubro, mas pode ser prorrogada caso os pontos medidos apresentem resultados que requeiram atenção.

O nível de água é medido em uma estação telemétrica (equipamento que funciona 24 horas e envia informações sobre a vazão a cada 15 minutos). Além disso, sete servidores da Adasa trabalham na fiscalização da bacia e quatro estações fixas aferem o abastecimento todos os meses. Para o controle da água, a agência mantém parceria com a ANA.

Previsão de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia não prevê chuva para o Distrito Federal até pelo menos o fim de outubro. Até lá, a umidade relativa do ar deverá ficar entre 15% (por volta das 15 horas) e 50% (em torno das 6 horas). Segundo o instituto, as primeiras chuvas poderão chegar fortes, com pancadas e, eventualmente, granizo.

Bacia do Pipiripau

A bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau está localizada no Distrito Federal (90,3%) e em Goiás. Tem 235 quilômetros quadrados de área total e é responsável por abastecer Planaltina e Sobradinho.


(*) Por Jade Abreu, Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Nenhum comentário