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terça-feira, 27 de outubro de 2015

TECNOLOGIA & UTILIDADE PÚBLICA



  Cresce adesão ao aplicativo da Caesb



Versão de App para aparelhos Android e iPhone que ajuda a informar
vazamentos ganha popularidade entre os moradores do DF

A Caesb identificou crescimento de mais de 40% nas demandas de serviços de vazamento de água e de esgoto, registradas em outubro, feitas a partir do novo aplicativo da Companhia, lançado em julho deste ano. Ao mesmo tempo, vem crescendo de forma linear, mês a mês, o número de aplicativos baixados em ambas versões para aparelhos Android e iPhone. Na comparação de outubro para setembro, houve um aumento de cerca de 9% nos downloads do aplicativo criado pela Caesb.

A grande novidade dessa ferramenta é que o cliente pode informar vazamentos de água e esgotos, apontando o local e enviando foto, por meio de um sistema georreferenciado, o que permite mais agilidade no atendimento e, com certeza, vai ajudar a Companhia a reduzir índices de perdas.

O sistema é simples. Para utilizar o serviço é preciso apenas baixar o aplicativo da App Store ou da Google Play, digitando a palavra Caesb. O App possui apenas 5MB, sem ocupar muito espaço na memória do celular. No momento que o cidadão avistar um vazamento em qualquer lugar – rua, praças, calçadas – ele acessa o aplicativo e aponta no mapa o local onde o problema está acontecendo. Se preferir, pode também tirar uma foto. A informação é enviada para a Caesb que, por meio do mapa, já identifica o local exato onde ocorre o vazamento. Não é preciso digitar o endereço.

A solução é pioneira entre as empresas de saneamento no Brasil e está dentro do novo conceito de sociedade inteligente, onde a comunidade interage com a Companhia sendo uma espécie de fiscal, preocupando-se com a questão ambiental, melhorando o relacionamento e ajudando a Caesb a reduzir perdas, uma vez que os vazamentos são rapidamente identificados e podem ser consertados com mais agilidade e precisão.

A ferramenta permite ao cliente realizar consulta de segunda via com acesso ao código de barras para pagamento de fatura e contato direto com a Central de Relacionamento com o cliente - 115. Uma versão da cartilha de caça-vazamentos, com orientações e dicas para os consumidores, também está disponível no aplicativo.

A Caesb já está trabalhando para que, até o final do ano, novas funcionalidades sejam agregadas ao aplicativo, entre elas a autoleitura dos hidrômetros, consulta do andamento de protocolos, denúncias de irregularidades, gráfico com histórico de consumo de cada cliente, além de traçados de rotas para o escritório de atendimento da Caesb mais próximo de onde o cliente estiver, caso ele precise se dirigir a um deles.

Um aspecto importante do aplicativo é que o cliente não precisa informar o endereço, pois o aplicativo já informa as coordenadas geográficas (latitude e longitude), facilitando assim, a localização do problema encaminhado.

No site – www.caesb.df.gov.br – existem outros serviços disponíveis ao cliente com destaque para o atendimento feito por meio de chat. A Caesb continua a investir em tecnologia para ampliar cada vez mais o portfólio de soluções de atendimento, de acordo com as novas necessidades do mercado e interligando de forma segura e rápida o consumidor à Companhia.

Fonte: José Carlos Barroso-Assessoria de Comunicação – PRC


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