RECENTES

RECICLAGEM: Votorantim Cimentos reaproveita pneus do Autódromo Internacional Nelson Piquet




Parceria da empresa com Reciclanip e Governo do Distrito Federal possibilita a destinação adequada do resíduo,

contribuindo para reduzir o passivo ambiental e para eliminar focos do mosquito da dengue, zika e chikungunya

 
Empresa pioneira no Brasil em coprocessamento, a Votorantim Cimentos faz o aproveitamento dos pneus inservíveis do Autódromo Internacional Nelson Piquet. A iniciativa proporciona uma importante contribuição para prevenir e combater focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para viabilizar a ação, a Votorantim Cimentos firmou parceria com Reciclanip e Governo do Distrito Federal (GDF) para aproveitamento dos pneus recolhidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Desde 2004, a unidade de Sobradinho utiliza materiais diversos para substituir parte do combustível fóssil que alimenta os fornos de produção de cimento. A fábrica utiliza pneus picados, resíduos sólidos triturados, resíduos vegetais, entre outros rejeitos que, em relação ao combustível convencional, emitem menor quantidade de CO2. O coprocessamento não altera a qualidade do cimento, que atende às normas específicas de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Além de produzir de forma mais limpa por meio do coprocessamento, a Votorantim Cimentos ainda contribui para eliminar a geração de novos passivos ambientais no aterro sanitário. Somente em 2014, os resíduos coprocessados pelas fábricas da Votorantim Cimentos representaram a eliminação 580 mil toneladas de resíduos, mais de um terço do total de 1,25 milhão de toneladas coprocessadas no País, segundo a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP).

Realidade brasileira

Cada brasileiro produz em média 383 quilos de lixo por ano. O Brasil gera anualmente 63 milhões de toneladas de resíduos sólidos. A quantidade de lixo cresceu 21% só na última década, mas o tratamento adequado dado a esses resíduos não aumentou.
 
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, só 3% dos resíduos sólidos produzidos nas cidades brasileiras são reciclados, apesar de 1/3 de todo o lixo urbano ser potencialmente reciclável. O combustível derivado de resíduos pode, portanto, ser uma importante ferramenta de desenvolvimento sustentável para as economias regionais.

 
Nesse contexto, a Votorantim Cimentos foi pioneira no País em coprocessamento e utiliza o processo desde 1991, antecipando-se à regulamentação da atividade (Resolução CONAMA Nº 264/99). A empresa possui como meta de Ecoeficiência e Inovação utilizar 30% de combustíveis não fósseis em suas fábricas até 2020. Atualmente, são 15 unidades que coprocessam resíduos, distribuídas em 11 Estados e no Distrito Federal.

 
A Votorantim Cimentos investe em pesquisa e novas parcerias com os setores público e privado que possibilitem o avanço do coprocessamento de resíduos e contribua para a questão do manejo do lixo, adequado à Política Nacional de Resíduos Sólidos e a legislação dos órgãos competentes.

 
Votorantim Cimentos de Sobradinho

 
A fábrica da Votorantim Cimentos localizada na Fercal (Região Administrativa do Distrito Federal) opera desde 1972. Atualmente, é a unidade com maior capacidade produtiva na região Centro-Norte: 1,8 milhão de toneladas por ano. Com a marca Tocantins, o produto atende Brasília e os municípios goianos do entorno, e também os Estados de Mato Grosso e Tocantins.

 
Além da alta produtividade, operando 24 horas por dia, a fábrica da Votorantim Cimentos em Sobradinho desenvolve projetos que beneficiam a comunidade. Entre os programas e projetos de destaque que a unidade promove está o Programa de Qualificação de Fornecedores, que capacita empresários interessados em aprimorar processos de gestão para se tornarem aptos a fornecer produtos e serviços à mineradora.

 
A fábrica também realiza ações para estimular o diálogo social e o fortalecimento das redes de cooperação locais, por meio da formação do Conselho Comunitário que identifica oportunidades de desenvolvimento na comunidade. A unidade promove ainda o projeto Engaja, que consiste em realizar ações em diversas áreas, em parceria com o governo e empresas. Inicialmente, as atividades do Engaja são destinadas a contribuir com a melhoria da segurança pública local.

 
A unidade também fomenta o desenvolvimento de cadeias produtivas, por meio do Programa ReDes. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações. Na região de Sobradinho, conta com apoio o projeto de consolidação da cadeia de panificação, idealizado por mulheres do Assentamento Contagem. São apoiados ainda projetos de incentivo da agricultura familiar executados pela Associação dos Agricultores Familiares de Sobradinho (Aspraf).

 
Sobre a Votorantim Cimentos

 
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
 
 
Fonte: Rosana Terra
 

 

Nenhum comentário