RECENTES

Caesb entrega cheques a produtores do Núcleo Rural Pipiripau



Pagamentos por Serviços Ambientais é um incentivo àqueles que protegem os mananciais e promovem adequação ambiental

 
A Caesb participa amanhã, dia 18 de março, às 12h30, na Chácara 48 do Núcleo Rural Pipiripau, da entrega de cheques como Pagamentos por Serviços Ambientais aos produtores rurais da região. O incentivo financeiro tem por objetivo ampliar a proteção aos mananciais de captação de água pela Companhia e também promover a adequação ambiental das propriedades rurais. Na ocasião, haverá a assinatura de novos contratos.

 
A cerimônia faz parte das Comemorações da Semana da Água na Bacia do Pipiripau.  Em 2011, a Caesb, em parceria com 12 órgãos federais, distritais e organizações não-governamentais, celebrou um acordo de cooperação técnica para a implementação do Projeto Produtor de Água no Pipiripau. No ano passado, a Adasa e os produtores rurais da bacia do Pipiripau assinaram um contrato com o objetivo de garantir a qualidade e a preservação da água que abastece a região norte do Distrito Federal.
 

A bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, em razão do uso de sua água para abastecer parte das populações de Planaltina e Sobradinho, assim como para irrigar culturas agrícolas e servir aos diversos usos na pecuária, tem sido cenário de conflitos pelo uso dessa água. O Projeto Produtor de Água no Pipiripau tem como objetivo possibilitar o atendimento satisfatório das populações aos usos citados, resguardar a vazão mínima remanescente e elevar a qualidade da água do ribeirão Pipiripau.

 
A cooperação técnica definiu a competência de todos os órgãos envolvidos no acordo. A Caesb, por exemplo, é uma das responsáveis pela alocação de recursos financeiros para pagamentos dos serviços ambientais prestados pelos proprietários rurais, pela apropriação de custos e agregação ao projeto de ações de controle e proteção ambiental. Além disso, a empresa contribui com o plantio de mudas de espécies do cerrado e disponibiliza o acervo de dados hidrológicos e de qualidade de água relativos aos cursos de água da bacia monitorados pela Companhia.

 
Fonte: José Carlos Barroso

Nenhum comentário