Agora é possível agendar emissão de identidade no Na Hora
É preciso
ligar para o 156. Solicitação do documento nas unidades segue disponível por
ordem de chegada, com limitação de senhas
(*) Amanda
Martimon e Renaro Cardozo.
Desde o dia (11/4), as seis
unidades do Na Hora ganham a opção de agendamento para solicitar carteira de
identidade, em primeira ou segunda via. Com isso, será possível reduzir o tempo
de espera, proporcionando maior conforto à população. Os interessados poderão
marcar o horário e a unidade de preferência pelo telefone 156.
Os postos do
Na Hora continuam oferecendo o serviço pessoalmente, por ordem de chegada — e
limite diário na distribuição de senhas. Além disso, o documento segue sendo
emitido em nove delegacias da Polícia Civil.
Ao longo de
todo o ano passado, foram emitidas 216.609 cédulas. Setenta por cento, ou
150.243, foram expedidas pelo Na Hora. Os 30% restantes, pelas delegacias.
De acordo
com o subsecretário de Modernização e Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de
Justiça e Cidadania, Saulo Diniz, desde o início de 2015 o governo empenha-se
para melhorar esse atendimento à população. O agendamento é uma opção para
evitar a formação de longas filas no Na Hora, principalmente no começo do ano.
“Além do período de férias, que aumenta a procura pela segunda via do
documento, recebemos muitas pessoas do Entorno, porque o serviço no DF é mais
rápido do que em Goiás”, explica. Diniz estima que 30% da procura venha de
fora. O prazo para emissão aqui é de 4 dias úteis, enquanto esse tempo sobe
para 15 dias úteis em Goiânia e 30 dias em algumas cidades do interior do
estado vizinho.
De início,
apenas um guichê em cada unidade será destinado para o agendamento — os demais
atenderão quem aguarda na fila. A capacidade para atendimento com horário
marcado será de 60 senhas eletrônicas por dia de semana na Rodoviária do Plano
Piloto e 30 aos sábados. Nos demais postos, serão 30 de segunda a sexta e 15
aos sábados. As marcações ocorrerão com intervalo de 20 minutos entre cada uma.
A ideia é que, com o aumento na procura, mais atendentes sejam direcionados, e
esse tempo fique menor.
Agendamento
É preciso
ligar no 156, opção 9 e, em seguida, teclar 4. Depois, é só informar ao
servidor em qual posto do Na Hora deseja agendar a emissão da carteira. O
atendente informará local, data e horário e o número do protocolo.
Documentação
Para emitir
a identidade pela primeira vez ou nas outras que se fizerem necessárias, a documentação
obrigatória é a mesma. Brasileiros natos têm de apresentar certidão de
nascimento e, se for o caso, de casamento (exigência feita também a viúvos,
separados judicialmente ou divorciados). Os naturalizados devem levar
certificado de naturalização. Para os portugueses, pede-se o certificado de
igualdade de direitos e deveres. Deve-se apresentar via original ou cópia
autenticada em cartório.
O requerente
não precisa mais levar fotografia. Agora, ela é tirada pelo próprio sistema, no
momento da identificação. Podem constar da carteira os números do cadastro de
pessoas físicas (CPF); dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação
do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); além do título de eleitor.
A primeira
via é gratuita. Para as outras, é preciso pagar R$ 42. Estão isentas pessoas
com deficiência, as que tiveram o documento roubado e, uma única vez, as com
renda mensal inferior a um salário mínimo. Além desses casos, não pagam os
idosos, quando se tratar de primeira via com a expressão “maior de 65 anos”, e
aqueles que pedirem a emissão da cédula com a inscrição “validade técnica das
impressões digitais — 1 ano”. Se a carteira for expedida com erro de
transcrição de dados ou digitação, também não será cobrada a taxa.
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