RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Projeto de capacitação de pequenos negócios aumenta a confiança de empreendedores



Projeto Encadeamento Produtivo, parceria da Votorantim Cimentos e Sebrae no DF, desenvolve e aprimora a competência
 

Pequenos empreendedores da região de Sobradinho (DF) estão se organizando para aumentar a competitividade e ganhar novos mercados na região. Com apoio da Votorantim Cimentos e do SEBRAE no DF, eles participam do projeto Encadeamento Produtivo, que desenvolve e aprimora, por meio de cursos e consultorias, a competência nos pequenos negócios. O projeto teve início no final de 2015 e será concluído em julho de 2017.

 
Para Jefferson Silva de Faria, de 43 anos, proprietário da Dmaters Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos, o conhecimento é o caminho para voltar a crescer, mesmo em tempos de crise. Sua microempresa, que já teve 18 funcionários (hoje tem apenas dois), recebeu diagnóstico de consultores do SEBRAE no DF, quando foi estabelecido um plano de ação. O empresário já participou de uma oficina de finanças e ainda tem pela frente cursos de marketing, compras e gestão de pessoas.

 
“Cresci de maneira desordenada. Achava que sabia tudo, mas estava enganado. Se eu tivesse, em 2003, quando abri a empresa, o conhecimento que tenho hoje, estaria muito melhor”, afirmou Jefferson. Dentre os novos aprendizados, destaca que já sabe avaliar custos, gastos e margem de lucro. “Agora vejo possibilidade de crescer, com sustentabilidade. A crise vai passar, a economia voltará a andar e estarei pronto para sair na frente.”

 
A Dmaters presta serviços para a Votorantim Cimentos em Sobradinho. Durante mais de uma década, a unidade em Sobradinho foi o principal cliente da microempresa. Hoje, Jefferson tenta diversificar a carteira. “Uma das coisas que a gente aprende no curso é que não pode trabalhar com um único cliente, mesmo que ele seja gigantesco, como a Votorantim Cimentos. Tenho que ter de 40% a 60% de outras empresas no portfólio.”

 
Sócia diretora da Paisagem Nativa, Léa Vaz Cardoso, 36, também está profissionalizando a empresa com apoio do projeto Encadeamento Produtivo. Ela tem o mesmo desafio de Jefferson: aumentar a carteira de clientes. “É difícil fazer um planejamento sozinha. Por isso, é tão importante o apoio de profissionais bem preparados. Faz a gente refletir sobre o negócio, ver onde está a fragilidade, onde estão os pontos que preciso melhorar. Tenho certeza que, quando os cursos terminarem, vamos melhorar e muito a nossa prestação de serviços e a competitividade.”
 

A Paisagem Nativa tem sede em Planaltina (região administrativa vizinha a Sobradinho) e presta serviços de jardinagem, limpeza de terrenos e recuperação de áreas degradadas.

Projeto

O Encadeamento Produtivo é fruto de parceria da Votorantim Cimentos com o SEBRAE, no DF. Participam 24 empresas fornecedoras ou possíveis fornecedores da fábrica. “O projeto trabalha com relacionamento cooperativo, mutuamente atrativo, entre a âncora e as microempresas e empresas de pequeno porte da cadeia de valor do Grupo Votorantim. O projeto visa desenvolver a capacidade de gestão das empresas, impulsionando maior competitividade, inovação e o pleno atendimento aos requisitos da cadeia”, explica a gestora do projeto pelo Sebrae no DF, Cristiane Galvão.
 

O supervisor administrativo da Votorantim Cimentos de Sobradinho, Fábio Leal da Silva, diz que, ao capacitar os pequenos empreendedores, a unidade consegue melhorar a prestação de serviços, com preços e atendimento mais adequados. “A parceria agrega bastante valor para o nosso negócio e região. Quanto mais competitivas as empresas que nos atendem, melhores serão os serviços prestados. A Votorantim Cimentos e a região como um todo é beneficiada pelo sucesso desses pequenos empresários.”

 Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.


 Fonte/Autor por:  Oficina de Comunicação Publicado em Educação /Segs - Portal Nacional

Nenhum comentário