RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Promissora na indústria e no campo



Sobradinho completa 56 anos movida por economia diversificada, com a presença de grandes empresas e pequenas cadeias produtivas

 

Uma das Regiões Administrativas mais prósperas e populosas do Distrito Federal, Sobradinho completa 56 anos no dia 13 de maio. Em poucas décadas de existência, Sobradinho se desenvolveu e impulsionou o surgimento de outras Regiões Administrativas, como Sobradinho II e Fercal, que somam uma população de mais de 178 mil pessoas. A maioria dos habitantes trabalha nas próprias Regiões, que têm uma economia movida por empresas do comércio e de serviços, sendo também polo da indústria cimenteira do Distrito Federal.

 

Mas além de concentrarem grandes empresas, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal preservam características de cidades do interior. Isso pode ser observado pela presença de pequenas cadeias produtivas, localizadas inclusive em áreas rurais, que também integram o cenário econômico local, contribuindo para a geração de emprego e renda. O potencial demonstrado por esses empreendedores, muitos deles formados por associações de familiares, atraiu a atenção de instituições que promovem iniciativas para estimular o crescimento dos pequenos negócios.

 

É o que tem feito o Instituto Votorantim, que com o apoio da Votorantim Cimentos e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realiza o Programa ReDes, que fomenta o desenvolvimento de projetos de economia solidária em todo o País. No Distrito Federal, o Programa, que é realizado com o apoio da Votorantim Cimentos, ajudou a consolidar recentemente um projeto idealizado pela Associação de Mulheres do PA Contagem, localizada na zona rural da Fercal. No dia 13 de maio, a Associação receberá do ReDes a panificadora Flores do Contagem, um sonho que é finalmente transformado em realidade e permitirá às 56 associadas ampliarem a produção de panificados. Bolos, pães, tortas, biscoitos e salgados passarão a ser fabricados em um espaço completamente equipado.

 

O empreendimento, que foi construído em uma área de mais de 3 mil metros quadrados, conta com área de produção, estoque de insumos, estoque de produto concluído, escritório, vestiários, entre outras dependências. O investimento do ReDes, de mais R$ 509 mil para a estruturação do projeto, possibilitou ainda à associação adquirir fornos, batedeiras de massa, liquidificador industrial, acessórios de cozinha e bancadas de trabalho. Além disso, as associadas participaram de oficinas de cooperativismo, gestão e empreendedorismo para adquirirem mais conhecimentos para administrarem a panificadora.

 

Com a panificadora, a expectativa é duplicar a quantidade fabricada mensalmente, que hoje é de 3.500 kits de produtos, que serão fornecidos para cooperativas, feiras, mercados e governo. Toda a produção será feita com matéria-prima cultivada por agricultores da região, que também poderão incrementar suas rendas, tendo na panificadora um fornecedor a mais para oferecerem seus alimentos.

 

Incentivos para o desenvolvimento econômico e social - Ao estimular a consolidação de pequenas cadeias produtivas, a Votorantim Cimentos contribui ainda mais para o fortalecimento da economia de Sobradinho, Região em que está presente desde 1972. Nos últimos três anos, a empresa investiu quase R$ 2,8 milhões em programas e projetos para impulsionar a economia e engajar as comunidades para fortalecer as redes de cooperação locais.

 

Além da construção da panificadora idealizada pela Associação de Mulheres do PA Contagem, a Votorantim Cimentos de Sobradinho apoia também por meio do Programa ReDes, projetos de incentivo da agricultura familiar executados pela Associação dos Agricultores Familiares de Sobradinho (Aspraf). Outra ação da Votorantim Cimentos é o projeto Encadeamento Produtivo, realizado em parceria com o Sebrae, que aprimora, por meio de cursos e consultorias, a competência de pequenos empreendedores.

 

A Votorantim Cimentos realiza ainda ações para estimular o diálogo social, por meio da formação do Conselho Comunitário que identifica oportunidades de desenvolvimento na comunidade. Uma das iniciativas de êxito, realizadas junto com o Conselho, foi o projeto Memória Local, envolvendo moradores da Fercal. Eles são os protagonistas de uma série de entrevistas que podem ser visualizadas de qualquer parte do mundo por meio do Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida que reúne áudios, vídeos e textos, além de fotos e documentos digitalizados.

 

 

Serviço

O quê: Inauguração da panificadora Flores do Contagem
Quando: 13 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h30
Onde: DF 205 – Km 18 – Chácara 07 – PA Contagem – Fercal – Brasília(DF)

 

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

 

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infantojuvenis, entre outros.

 

Fonte: Sirlene Milhomem , Rosana Terra - Oficina de Comunicação

Nenhum comentário