Pesquise neste blog

Secretaria de Estado da Casa Civil - DF

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Hospital de Sobradinho no DF suspende exames de sangue por falta de reagentes

 


Unidade em Sobradinho emitiu circular; “apenas urgências serão atendidas”. Região tem demanda de 8 mil a 10 mil hemogramas ao mês, diz secretaria.

 
O Hospital Regional de Sobradinho, no Distrito Federal, suspendeu os exames de sangue “não emergenciais” a partir desta quarta-feira (13), por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas pacientes graves poderão fazer o hemograma básico, fundamental para identificar doenças e monitorar tratamentos.

 
A medida afeta toda a atenção primária de Sobradinho, incluindo três centros de saúde, emergência do hospital regional, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e as equipes de Saúde da Família que fazem atendimento domiciliar. A secretaria chama a suspensão dos hemogramas sem urgência de “racionalização”.

 
Em nota, a subsecretaria responsável pelo abastecimento de insumos da rede diz estimar que “até o final da próxima semana a região de saúde Norte receberá o reagente”. Além de Sobradinho, a região Norte definida pela Saúde do DF abrange Planaltina, incluindo regiões como Estância Mestre d’Armas e Arapoangas.
 

A região Norte de saúde requer de 8 mil a 10 mil hemogramas ao mês, segundo a Secretaria de Saúde. A pasta não informou qual a porcentagem de exames considerados “de urgência”, geralmente, nem a capacidade de atender a esta demanda enquanto o estoque não é reposto.
 

Da Redação com informações do G1

Nenhum comentário: