RECENTES

PORTABILIDADE NUMÉRICA


 

No Distrito Federal, mais de 100 mil trocaram de operadora no primeiro semestre

No Brasil, passou de 2 milhões o número de migrações realizadas entre janeiro e junho

 
 Os usuários dos serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil realizaram 2,18 milhões de portabilidades numéricas no primeiro semestre deste ano. O relatório da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), Entidade Administradora da portabilidade numérica no País, aponta 1,56 milhão (72%) de migrações efetivadas a partir de solicitação de usuários de telefones móveis e 618 mil (28%) de assinantes do serviço fixo.

 
O serviço de portabilidade numérica existe desde setembro de 2008 no País, foi implantado de forma gradativa nos 67 DDDs ativos e permite que o número de identificação dos telefones fixos e móveis sejam mantidos após a troca de operadora.

 
Semestre no Distrito Federal - No período de janeiro a junho de 2016, os usuários de telefones da área do DDD 61 realizaram 107,91 mil ações de portabilidade numérica. O equivalente a 48,89 mil (45%) solicitações feitas por usuários de telefones móveis e 59,02 mil (55%) de telefones fixos.
 

Segundo trimestre Brasil – De acordo com o recorte feito pela ABR Telecom, destacando o segundo trimestre de 2016, o resultado é que foram realizadas, em todo o Brasil, 821,55 mil (74%) migrações entre operadoras por iniciativa de usuários de telefones móveis e 292,84 mil (26%) para os assinantes de telefones fixos, totalizando 1,11 milhão de transferências.

 
Trimestre no Distrito Federal - Entre os telefones atendidos pelo DDD 61, do Distrito Federal, o relatório da ABR Telecom mostra a efetivação de 37,25 mil solicitações de portabilidade numérica entre os meses de abril e junho. Os usuários de telefones móveis respondem por 25,42 mil (68%) das transferências e os de fixo, por 11,83 mil (32%).
 

Histórico - Desde o início da prestação do serviço de portabilidade numérica até o dia 30 de junho deste ano, 32,58 milhões de transferências foram efetivadas, das quais 20,41 milhões (63%) entre operadoras de telefonia móvel e 12,17 milhões (37%) de fixa.

 
Regulamento - A portabilidade numérica é realizada entre prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) conforme a Resolução 460/2007 da Anatel. O modelo de portabilidade numérica no Brasil, definido pelo Regulamento Geral da Portabilidade (RGP), da Anatel, determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários somente dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.
 

Prazos - A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de operadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário quiser agendar. Caso o usuário decida voltar atrás e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento.
 

Para fazer a portabilidade numérica

Entre os critérios que devem ser atendidos no momento de solicitar transferência de operadora, o regulamento da portabilidade numérica aponta :

- Dirigir-se à operadora para onde quer migrar

- Informar o nome completo

- Comprovar a titularidade da linha telefônica

- Informar o número do documento de identidade

- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica

- Informar o endereço completo do assinante do serviço

- Informar o código de acesso

- Informar o nome da operadora de onde está saindo.
 

Fonte - Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br. O endereço também disponibiliza uma ferramenta de busca para informar a qual operadora pertencem os números de telefones, consulte aqui: http://tinyurl.com/9uoob7c
 
 
Fonte: Teresa Cristina Machado-ATF Comunicação Empresarial

Nenhum comentário