RECENTES

AGRICULTURA/ TURISMO RURAL - REGIÃO NORTE DO DF

Terceira edição da Feira da Colônia, em Planaltina, é neste fim de semana

Com exposições, venda de produtos rurais e oficinas, entre outras atividades, evento ocorre durante o Circuito Rajadinha, organizado pela Emater-DF, e tem entrada gratuita

(*) GUILHERME PERA

Parte da terceira edição do Circuito Rajadinha,Feira da Colônia ocorre no sábado (17) e no domingo (18), em Planaltina. O Sítio Florida, na Colônia Agrícola Rajadinha I, sedia a feira, com exposições, venda de produtos rurais, oficinas, visitação às chácaras participantes do projeto, apresentações culturais e café colonial. A entrada é gratuita, e o espaço rural funcionará das 8 às 17 horas nos dois dias. Antes do evento, por volta das 7h30, haverá café da manhã rural na chácara Flora Brasília, na mesma colônia agrícola.




A propriedade, de 40 hectares, tem cultivo de rosas-do-deserto e orquídeas Epidendrum – ambas as flores estarão à venda nos dois dias de feira.

Dono do Sítio Florida, o uruguaio Arnoldo Castiglioni, de 65 anos, será o anfitrião. A propriedade, de 40 hectares, tem cultivo de rosas-do-deserto e orquídeas Epidendrum– ambas as flores estarão à venda nos dois dias de feira, assim como garrafas do iogurte artesanal que o agricultor produz. “Esperamos mais gente neste ano, porque a divulgação está mais forte”, afirma. A partir do meio-dia, será servido um café colonial com mais de 30 tipos de quitutes.

Assim como o circuito, a feira está na terceira edição. A ideia é que em todos os anos ela ocorra no terceiro fim de semana de setembro. “Haverá exposição de licores, frutos desidratados, mel, diversos tipos de produções rurais”, explica Zaida Regina da Silva, turismóloga e extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). “Os dez agricultores participantes do circuito vão expor, assim como outros de diversas regiões do DF.”

Colônia Agrícola Rajadinha I fica a aproximadamente 20 quilômetros de Planaltina, pela DF-130, e a 60 quilômetros do Plano Piloto, via BR-020 (saída para Sobradinho) ou DF-001.





O que é o Circuito Rajadinha

O Circuito Rajadinha é o primeiro circuito turístico do projeto Caminhos Rurais do DF. A iniciativa é da Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Centrais de Abastecimento do DF(Ceasa).

Além do fim de semana da feira, as dez propriedades participantes estão abertas para visitas agendadas por qualquer pessoa ou grupo até 15 de novembro. É preciso agendar a visita ao Circuito Rajadinha. Interessados podem ligar para um dos dez agricultores.

O objetivo do projeto é integrar atividades turísticas aos arranjos produtivos locais da agricultura familiar e motivar outras regiões na criação de roteiros de turismo rural. O circuito tem como atrativos o cultivo de flores, de plantas ornamentais e de alimentos orgânicos e a criação de pássaros exóticos.

Feira da Colônia
17 e 18 de setembro (sábado e domingo)
Das 8 às 17 horas
Sítio Florida — Colônia Agrícola Rajadinha I, Planaltina

(*) Por  GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA- EDIÇÃO: MARINA MERCANTE- Fotos: Pedro Ventura/Agência Brasília

Nenhum comentário