RECENTES

ARTIGO - por Olavo da Silva Aguiar


   O Homem em busca do seu passado!

Que o ser humano é um animal todos nós sabemos. O que não se sabia é que, assim como os outros animais, o homem também se sente melhor quando está em contato com a natureza. Melhora o humor e a saúde quando em contato com a natureza. O trabalho desenvolvido pela equipe do Psicólogo Mathew White reuniu dados de 10 mil pessoas ao longo de 17 anos. Segundo os pesquisadores, a natureza ajuda na redução do estresse, aumenta a pré-disposição na realização de exercícios, contribui na sociabilidade e faz o ser humano se sentir em casa. Pois, de lá viemos. A Bíblia Sagrada é clara. Está escrito: E plantou Deus um jardim no Éden, da banda do oriente, e, pois, ali o homem que tinha formado. Gênesis 2,8. Em outro estudo, a Universidade Britânica de Exeter constatou que o ser humano se sente mais feliz e com menos problema de saúde, em contato com a natureza. Os centros urbanos são uma invenção do homem moderno e acredita-se que a raça humana tinha passado 99,99% dos seus 5 milhões de anos de existência em meio a natureza. Por isso, para os pesquisadores da Universidade de Chiba no Japão, o corpo humano foi feito para se adaptar a natureza, seja ela presente em parques, jardins ou flores. No mundo, morrem anualmente mais de 3 milhões de pessoas, a maioria crianças vítimas da poluição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Cidade é boa para se viver até 300 mil habitantes.

Fato Comprovado

Por ocasião de uma reunião política no meio rural, aferimos a pressão arterial de 100 pessoas que vivem no campo e o resultado foi surpreendente, não encontramos nenhum hipertenso, nem alérgico. Realizamos o mesmo trabalho em uma rodoviária da cidade durante 1 dia, e também nos surpreendeu, constatou-se que 39% das pessoas examinadas eram hipertensas. Alguns à beira de um derrame cerebral, com PA acima de 20. Essas pessoas eram aconselhadas a procurarem imediatamente o Pronto Socorro. Pesquisas atestam que integração com o verde pode reduzir estresse, pressão arterial e aumento da imunidade. Não há como dissociar o homem da natureza. O ser humano depende dela para se alimentar e obter recursos como a água, a terra, as plantas, os animais, os oceanos, a energia dos ventos e do sol. O ar que respiramos é oxigenado e umidificado pela vegetação. As plantas são tão importantes para nossa vida, que devemos cultiva-las perto de nós. Para estimular nossa saúde e bem-estar. Portanto, ame a natureza e viva feliz. Semeando com idealismo, as sementes vivas da paz e da justiça. “Faz da tua vida mesquinha um poema e viveras no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir. ” Cora Coralina.
 

(*) Por Olavo da Silva Aguiar (foto)- Pioneiro, Fundador da ACIS - Associação Comercial e Industrial de Sobradinho e Colaborador do Jornal de Sobradinho. Artigo para compor a Edição número 306 do JS ref. a Primeira Quinzena de SETEMBRO de 2016.

Nenhum comentário