RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA





Início do Horário de Verão 2016/2017

Começa, à zero hora do próximo domingo (16/10), o Horário Brasileiro de Verão. Os relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite do dia 15/10 (sábado). O objetivo do horário diferenciado é reduzir a demanda de energia elétrica nos horários de pico (18h às 21h), poupando as fontes produtoras de energia.

O Horário de Verão é uma medida de uso eficiente da energia elétrica, propiciando um melhor aproveitamento da luz do dia.  A iluminação pública, por exemplo, começa a funcionar mais tarde que o habitual, e o acendimento das lâmpadas não coincide com a forte demanda doméstica que ocorria no início da noite.

Em 2015/2016, o Distrito Federal registrou uma diminuição de 3% na demanda máxima por energia no horário de ponta, representando demanda da ordem de 35MW. Esse valor equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Gama no horário de ponta.

Além disso, a CEB Distribuição também registrou redução de até 0,2% com relação à provisão de energia para o DF, o que corresponde a 60% do consumo da cidade do Gama em todo período de vigência do horário.

O Horário de Verão terá vigência até o dia 19 de fevereiro de 2017 nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
 
Fonte: CEB

Nenhum comentário