name='content'> ]]>

RECENTES

CLDF


Cirurgião-dentista Frederico Salles receberá Título de Cidadão Honorário de Brasília

 
Dentista têm 54 anos de atuação no DF

 Cirurgião-dentista reconhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho em cirurgia bucomaxilofacial e aglossia, residente no Distrito Federal desde 1962, Frederico Salles será homenageado pela Câmara Legislativa no dia 04 de novembro, sexta-feira, às 19h, com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A solenidade, que acontece no plenário da Casa, é de autoria do deputado Wasny de Roure (PT).

Antes de se transferir para Brasília, o baiano Frederico Salles esteve na cidade em 1961, a convite do colega Adriano Magalhães Freire, líder de um grupo de cerca de 50 dentistas que atuavam aqui. Participou do 1º Curso de Cirurgia Oral ministrado na nova capital e visitou a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central, em Uberaba, onde fez mais tarde residência em câncer bucal. A visita amadureceu sua decisão de transferir-se para a nova capital e perseguir os objetivos de instalar uma clínica, colaborar para o aprimoramento da classe e lutar pela construção de um hospital de câncer".

Terminada a residência, Salles iniciou suas atividades profissionais na Quadra 505 da Av. W-3 Sul, além de atender pacientes do INPS, atual SUS. Esses pacientes divulgaram seu trabalho e em pouco tempo sua clientela tornou-se robusta, com a presença maciça da classe médica, de professores da UnB, empresários, deputados, senadores, um presidente da república e familiares, e personalidades como Cláudio Santoro, Darcy Ribeiro, Aloysio Campos da Paz, João Sayad, José Serra e Roberto Salmeron.

Aglossia - Frederico Salles ganhou notoriedade internacional ao coordenar uma equipe multidisciplinar que tratou do caso extremamente raro de uma brasileira que nasceu sem a língua e hoje consegue falar, sem sequelas. A jovem Auristela Viana da Silva é uma das únicas três pessoas de que se tem conhecimento com aglossia congênita isolada - isto é, a ausência total da língua, sem que haja outras deformidades – a conseguiu falar.

Família - Conhecido como "Dr. Salles", o dentista nasceu em Santo Amaro (BA), em 1º de junho de 1932. Casou-se com Maria Solange de Freitas, com quem teve três filhas: Beatriz, Emilia e Paula. Tem dois netos, Bruno e Sofia, com 13 e 9 anos. Separou-se de Maria Solange e casou-se com Ana Maria Cavalini de Melo, enfermeira, com quem não tem filhos, mas um enteado, Cássio Fernando Cavalini Melo de Oliveira.

(*)Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário