Pesquise neste blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

FISCALIZAÇÃO

PLACAS DE VEÍCULOS DO DF TERÃO SELOS DE QR CODE EM 2017, DIZ DETRAN

O SISTEMA FUNCIONA COMO UM CÓDIGO DE BARRAS

QUEM JÁ TEM UM CARRO OU MOTO COM O EMPLACAMENTO TRADICIONAL NÃO PRECISA FAZER A TROCA IMEDIATAMENTE.

 
O Detran do Distrito Federal informou que as placas de carros e motos que forem emitidas na capital, a partir do próximo dia 1º, terão um item de segurança adicional: o QR Code. O sistema funciona como um código de barras e vai aumentar o poder de fiscalização do órgão, dificultando a clonagem dos veículos.

Quem já tem um carro ou moto com o emplacamento tradicional não precisa fazer a troca imediatamente.

Segundo o Detran, esse tipo de item adicional de segurança fica a cargo de cada estado. No Amazonas e no Espírito Santo, por exemplo, o QR Code já é usado nas placas, e em Pernambuco, optou-se pelo código de barras tradicional. Por enquanto, a adição do código não vai gerar mudança no valor das placas.

Os QR Codes a serem instalados nas placas terão dois "níveis" de informação. Se o motorista usar um aplicativo comum, desses que podem ser baixados gratuitamente no celular, poderá conferir os dados de fabricação da placa, a sequência de letras e números e o local de emissão, por exemplo.

O código também vai armazenar dados pessoais do dono do veículo, mas essas informações só poderão ser abertas por equipamentos de fiscalização do próprio Detran. Com esse acesso, também será possível ver se o licenciamento está em dia, se o motorista está impedido de conduzir, entre outros dados

Fonte: Diário do Poder  - foto: Detran-DF

Nenhum comentário: