RECENTES

SOBRADINHO

Praça da Gente: por um novo conceito de espaço público

Em parceria com Administração de Sobradinho e Unieuro, UPSA irá promover revitalização de praça

A Urbanizadora Paranoazinho - UPSA se uniu à Unieuro e à Administração Regional de Sobradinho para oferecer melhorias para a população com o projeto “Praça da Gente”. A parceria foi firmada para a execução de um projeto de intervenção urbana na Praça das Artes Teodoro Freire (antiga Santos Dumont e também conhecida como praça da Quadra 8), que fica na região administrativa. Por meio da parceria serão aplicados conceitos famosos na concepção do ordenamento desse espaço, como por exemplo, urbanismo tático, corrente expoente da arquitetura na atualidade.
A intenção é ativar a praça, tornando-a novamente um lugar de convívio coletivo a partir de ideias dos próprios moradores. “Não será uma simples revitalização. A ideia é pensar as necessidades juntamente com as pessoas da região e a partir disso reformular a praça para que elas sejam atendidas”, afirma o diretor-presidente da UPSA, Ricardo Birmann. De encostos para bancos, até espaços reservados para feiras ou a pintura do espaço e a criação de uma horta comunitária, a iniciativa tem como premissa pensar o espaço a partir do ser humano.
O projeto não visa somente a questão de reformular e reconstruir e, sim dar novos usos a espaços que há muito estavam esquecidos ou que eram pouco usados. “A UPSA foi demandada pela Administração de Sobradinho para auxiliar em algumas ações de revitalização e nessa praça, em específico, já estavam sendo promovidas atividades para a população, como uma roda de samba e feirinhas de artesanatos. A ideia surgiu no momento que pensamos em deixar o espaço mais agradável”, disse Ricardo Birmann.
Segundo Andrei Mendes, chefe de gabinete da Regional de Sobradinho, o projeto de parceria público e privada é visto com bons olhos pela Administração. "Aguardamos ansiosos as propostas de intervenção do espaço público". Para Andrei Mendes o morador deSobradinho tem um perfil participativo e "atento às possibilidades da cidade, pois os benefícios da revitalização do equipamento público serão positivos não apenas para a comunidade do entorno da praça, mas também a cidade como um todo, especialmente, a juventude. ”
A ação será dividida em fases, que vão do período de concepção das ideias até a execução das mudanças no local. Após a consulta aos moradores, os alunos de arquitetura da Unieuro irão apresentar as intervenções que serão propostas, quem irá aprovar o projeto será a própria comunidade. “Projetos realizados em parceria com a comunidade possibilita influenciar de forma positiva a qualidade de vida urbana e nos inspira a apoiar intervenções que contribuam de forma efetiva para requalificar espaços públicos adequados às demandas socioculturais, respeitando seus valores simbólicos”, explicou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unieuro, Ana Flávia Costa.
Ricardo Birmann garante que após a finalização deste projeto, outros locais também serão revitalizados com a ajuda da comunidade. “A intenção é que em todo semestre essas parcerias acadêmicas aconteçam. Sempre tendo como diferencial a ajuda da comunidade”, garante Ricardo Birmann.

Mais informações e atualizações sobre o tema: https://goo.gl/z51Z3B


Fonte: Luiz Ribeiro  e Karolina Kopko - santaféideias - Foto: divulgação/Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário