RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA/ FERCAL

Caesb decide implantar rodízio de água em São Sebastião e Fercal

Medida vai ser implantada a partir do dia 06 de setembro


As regiões administrativas de São Sebastião, Fercal e os Setores Habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho serão incluídos no rodízio de fornecimento de água a partir de quarta-feira (06/09). Os locais são abastecidos por poços tubulares profundos e captações superficiais que apresentaram expressiva redução de produção com a intensificação da estiagem no Distrito Federal. A diminuição da disponibilidade hídrica, o aumento da demanda de água devido ao calor e baixa umidade, além do grande número de ligações clandestinas nessas regiões, são fatores que intensificam a situação crítica de abastecimento.

O rodízio ocorrerá também no ciclo de seis dias, com a interrupção do abastecimento em áreas específicas durante 24 horas. Nos dois dias seguintes à interrupção, a localidade estará na situação de estabilização do sistema de abastecimento. Isso porque o abastecimento de água, depois de interrompido, não retorna de imediato. Ocorrendo, sim, de forma gradativa para que não haja danos às estruturas físicas, o que agravaria ainda mais a situação. Ou seja, teremos um dia sem água (24 horas), dois dias em fase de estabilização e três com abastecimento normalizado, e assim continuamente, até que o rodízio possa ser interrompido.

A população atingida será de cerca de 150 mil habitantes. O rodízio irá perdurar pelo tempo necessário para restabelecer as condições de segurança hídrica do abastecimento pelos reservatórios de água. As informações pertinentes e o cronograma do rodízio estarão disponíveis no site da Caesb (www.caesb.df.gov.br), bem como poderão ser obtidas pelo telefone 115.


Fonte: : José Carlos Barroso - E-mail: ascom@caesb.df.gov.br

Nenhum comentário