RECENTES

SAÚDE DO HOMEM

Administração de Sobradinho lança Novembro Azul para alertar sobre câncer de próstata

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, acontece mundialmente o movimento Novembro Azul, iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Foi visando alertar para os perigos da não prevenção ao câncer de próstata, que a Administração Regional de Sobradinho iniciou ontem, dia 1 º de novembro, na cidade de Sobradinho (DF), uma campanha para alertar sobre a realização periódica de exames preventivos com relação ao câncer de próstata. Na ocasião, o administrador de Sobradinho, Valter Leite, o Valtinho, saudou os líderes comunitários presentes, solicitando que levassem aos seus liderados, amigos e familiares a mensagem de esclarecimento da campanha. Além de um pequeno coquetel de lançamento, com direito a música executada pelo artista Alex Paz, os presentes puderam apreciar uma recepção bem diferenciada com a ornamentação e iluminação toda na cor azul, numa alusão à campanha mundial ” Novembro Azul”.

Bom lembrar que durante o mês de outubro, a Administração Regional desenvolveu a campanha do Outubro Rosa, alertando sobre a prevenção com relação ao câncer de mama, tendo larga repercussão junto à comunidade.


Foto: João Timóteo

Nenhum comentário