RECENTES

Ranking das Faculdades em Sobradinho



Você já ouviu que “arrumar um emprego já está difícil, sem estudo então... ”?

(*) José Edmar Gomes

A frase é clássica, mas não deixa de ser verdadeira. O mercado está cada vez mais competitivo, e estar qualificado é fundamental para conquistar um emprego. Fazer uma graduação ou uma pós-graduação é um importante passo para ser lembrado no momento da contratação.

Entretanto, já deve ter percebido que não é fácil descobrir como escolher uma faculdade em meio a tantas opções.
Pensando nisso, nós do jornal FOLHA DA SERRA listamos algumas das principais faculdades da região, fazendo um paralelo entre os cursos ofertados e a reputação delas junto ao site Reclame AQUI!

Confira a lista por ordem crescente do melhor índice:

1 ° lugar - FACULDADE FAEL - BOA
Respondeu 100% das reclamações e resolveu 76,9% dos problemas

De todos que reclamaram, 61,3% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 5.62 para o atendimento recebido

2° lugar - Unopar - BOA
Respondeu 98,9% das reclamações e resolveu 72,6% dos problemas

De todos que reclamaram, 57,2% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 5.82 para o atendimento recebido

3° lugar - Faculdade Anhanguera - REGULAR
Respondeu 97,4% das reclamações e resolveu 69,8% dos problemas

De todos que reclamaram, 47,5% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 5.42 para o atendimento recebido

4° lugar - Estácio - REGULAR
Respondeu 97,8% das reclamações e resolveu 64,6% dos problemas

De todos que reclamaram, 50,8% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 4.92 para o atendimento recebido

5 ° lugar - EAD LAUREAT - NÃO RECOMENDADA
Respondeu 53,8% das reclamações eresolveu 40,1% dos problemas

De todos que reclamaram, 19,6% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 2.08 para o atendimento recebido

As faculdades abaixo não possuem índice pelo baixo número de reclamações e/ou por não estarem em todas as regiões do Brasil. Ainda assim possuem números que podem auxiliá--los na busca por uma faculdade em Sobradinho-DF. São elas:


UniLASALLE - SEM ÍNDICE

Respondeu 62,5% das reclamações e resolveu 33,3% dos problemas

PROJEÇÃO - SEM ÍNDICE

Respondeu 54,5% das reclamações e resolveu 33,3% dos problemas


Analisando os dados dos site reclame AQUI a reputação das principais faculdades de Sobradinho varia entre Boa a não recomendada. Merecendo destaque a FACULDADE FAEL que já aponta entre as melhores segundo os índices de qualidade junto ao MEC e nesta pesquisa figura em primeiro lugar. Verificar o retorno as reclamações pode apontar a preocupação da instituição em não só oferecer bons serviços, mas principalmente a manutenção deles durante o período da qualificação.

Para ampliar sua fonte de pesquisa sugerimos também que você , selecione a faculdade de acordo com o seu perfil. Para isso pesquise:  

  1. Onde fica e o que a infraestrutura oferece?

Se você deseja fazer um curso presencial ou EAD, a primeira dica é filtrar pela localização. Olhe com mais atenção aquelas que ficam próximas à sua casa, ao seu trabalho ou no caminho entre eles. É importante verificar a qualidade dos laboratórios, a biblioteca e os locais onde são realizadas as atividades.

2. O que os alunos acham?

Já listamos algumas faculdades em Sobradinho, para você. Mas será que os alunos que já estão lá estão satisfeitos? Não custa dar uma pesquisada sobre o que as pessoas estão falando a respeito da Faculdade.

3. O que o mercado de trabalho acha?

Com pessoal cada vez melhor qualificado, aumenta a concorrência no mercado de trabalho. Por isso, é importante verificar a empregabilidade dos profissionais formados pela faculdade que você pretende cursar.
Procure saber se a instituição tem algum programa de inclusão de alunos no mercado de trabalho e/ou se promove eventos em parceria com empresas para apresentar a faculdade e seus alunos, a fim de estreitar relacionamento e construir networking.   

4. Como é a reputação acadêmica da faculdade?

Tanto para os cursos presenciais quanto para EAD, é importante observar os indicadores que comprovam a qualidade da escola, sua reputação e se ela é uma instituição reconhecida pelo mercado empregador.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elabora indicadores oficiais de qualidade do ensino superior no Brasil. Um deles é o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia as notas das pessoas de uma determinada faculdade que se graduaram em um determinado curso para verificar seu rendimento em relação ao conteúdo que a instituição se propôs a oferecer.

Ou seja, o indicador mostra os cursos que formam profissionais melhor preparados . A classificação do Conceito Enade mais recentemente divulgada é de 2016. É para a nossa surpresa. Em Sobradinho, temos faculdades entre as instituições com notas abaixo de 3, figurando entre as piores do País.

5. O que eu preciso para entrar?


Observe bem as politicas de valores das mensalidades. Atualmente, muitas delas ofertam vestibular ou matrícula grátis, pesquise bem antes da escolha. Uma boa comparação é verificar o valor do semestre e não somente o valor das mensalidades.

(*) Fonte:  José Edmar Gomes – Jornalista Profissional Reg. Prof. 3384-DF/FENAJ - Foto Divulgação.

Nenhum comentário