RECENTES

Vila Rabelo recebe sua primeira escola


















Escola Classe da Vila Rabelo inaugurada nesta quarta-feira (30) terá cápacidade para atender até 900 estudantes. Alunos da região agora podem estudar mais perto de casa./Foto: Acacio Pinheiro

Vila Rabelo, em Sobradinho II, ganhou nesta quarta-feira (30) a primeira escola pública da região. A Escola Classe Vila Rabelo foi inaugurada com uma grande festa e promete mudar a vida dos moradores do local.

A nova escola já tem 500 alunos matriculados em 19 turmas, do Ensino Infantil à 3ª série do Ensino Fundamental. Como a unidade tem capacidade para atender até 900 estudantes, mais 400 vagas serão abertas nos próximos dias para crianças de Sobradinho II e do Morro do Sansão.

Na Escola Classe 01 foram investidos R$ 1,9 milhão nos 1.473,40 m2 de área construída. O espaço conta com 15 salas de aula, laboratório de informática, de ciências, sala de artes, sala de leitura, duas salas para recuperação paralela e reforço escolar, sala de recursos e ensino especial, cantina, estacionamento, parquinho infantil, quadra poliesportiva além de espaços destinados para atividades administrativas, como sala de professores, coordenação, direção e secretaria escolar.

Para o governador José Roberto Arruda, o investimento em educação é sinônimo de verba pública bem aplicada. “Inaugurar escolas é a maior alegria de um governante, porque a educação muda o futuro das crianças”, explicou Arruda.

A chegada da escola representou também uma economia aos cofres públicos. A Secretaria de Educação locava seis ônibus para transportar os alunos que estudavam longe de casa. Com o colégio agora mais perto, a secretaria reduziu seis linhas e economizou R$ 25 mil mensal com transporte escolar.

A doméstica Marlene Bastos, 34 anos, percebeu a diferença assim que os três filhos foram matriculados na Escola Classe Vila Rabelo. Eles estudavam no CAIC II de Sobradinho e contavam com o transporte para levá-los. ”Com a escola perto de casa ficou mais prático levá-los e mais e fácil acompanhar a vida escolar dos pequenos”, acredita Marlene.

A diretora da escola, Iara Oliveira, explica que o desafio maior é tornar a escola referência de ensino. “Temos um time de primeira e vamos investir todo nosso potencial para que o ensino da Vila Rabelo seja reconhecido em todo o DF”, disse.

No local devem ser implantadas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. “Temos a estrutura física necessária, demanda por matrículas e crianças e adultos que desejam estudar”, explica a diretora.

Segundo o secretário de Educação, Jose Luiz Valente, o governo já ampliou e inaugurou 62 escolas no DF. No total, 830 novas salas de aula estão disponíveis para os alunos da rede pública de ensino.

Jane Rocha – Agência Brasília

Nenhum comentário