RECENTES

Utilidade Pública: Zoonoses doa cães e gatos, sadios e vacinados


Além de adultos, há filhotes disponíveis para adoção.

Falta de consciência de donos gera abandono de animais. Canil acolhe, mas os doentes e ferozes acabam sacrificados

O Canil da Gerência de Zoonoses da Secretaria de Saúde desenvolve um trabalho muito importante no acolhimento de cães e gatos abandonados. Infelizmente, existem muitas pessoas que não sabem o que é posse responsável de animais domésticos. Ou seja, o direito de possuir um animal de estimação acarreta também obrigações ao seu dono, como cuidar bem dos bichos e jamais abandoná-los à própria sorte.


“Algumas pessoas simplesmente desistem dos animais e os abandonam no próprio canil ou no meio da rua", relata a chefe do Núcleo de Animais Domésticos, Suely Duarte da Silva. “Isso nos causa muita tristeza, porque vemos que a pessoa não tem consciência do amor que aquele bichinho tem por seu dono e por sua família”, completa.


Aguardando um novo dono, dezenas de cães e gatos esperam no Canil da Zoonoses, que funciona no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), próximo ao Setor Militar Urbano. Os cães e gatos sadios são vacinados e mantidos para adoção. Já os doentes ou que são muito bravos, quase sempre das raças pit Bull ou rottweiler, não têm a mesma sorte. Estes são sacrificados.


“Recebemos animais praticamente todos os dias. E ficamos muito alegres quando aparecem pessoas querendo adotar, pois sabemos que, por mais que a gente cuide, o animal fica triste sem o carinho de um dono. “Quando ficam muito tristes ou estressados são levados para caminhar, mas isso depende muito da nossa demanda de trabalho”, relata Suely.


Mais informações sobre adoção de animais podem ser obtidas na Gerência de Zoonoses pelo telefone 3341-2456.

(*)Com informações da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário