RECENTES

Fiscalização derruba 500 edificações irregulares e prende 27 em Sobradinho

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo atuou nesta sexta-feira (27) em Sobradinho, no local conhecido como Fazenda Velha, próximo a DF 330. Quinhentas edificações precárias feitas de madeira e lona foram retiradas da área de 36 hectares que pertence à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal. Além disso, 27 pessoas acabaram presas por ocupação irregular. A operação ocorreu entre 09h30 e 12h.

A invasão foi identificada na última quarta-feira (25). Alguns dos 70 invasores pertencem à Federação da Agricultura Familiar (Fetraf), ligada a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e ocuparam o local na intenção de conquistar terras para agricultura. Outros, no entanto, demarcaram a área para, futuramente, serem beneficiados com lotes do GDF. Inclusive, uma parte dos ocupantes já teria residência própria no Distrito Federal. Dessa forma, o governo local se dispôs a realizar a ação imediatamente, solicitada pela SPU, para impedir, por exemplo, a implantação de um novo bairro de forma desordenada.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema-DF) prendeu 27 pessoas em flagrante por serem consideradas líderes da invasão. Elas serão enquadradas no artigo 20 da Lei Agrária 4947/66, com pena de seis a três anos de reclusão. O crime, porém, é afiançável, no valor de R$ 1 mil. Foram necessários 25 caminhões para recolher todo o material usado na construção, como madeiras e lonas.

Representantes do Governo Federal e do GDF farão vigilância no local neste final de semana, para evitar que os invasores retornem.

Fonte:clicabrasilia

Nenhum comentário