RECENTES

SEGURANÇA: Novas viaturas reforçam policiamento em oito cidades


Os 55 veículos serão destinados aos batalhões que atendem as regiões administrativas de São Sebastião, Planaltina, Lago Norte, Varjão, Itapoã, Paranoá e Sobradinho I e II.

O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu nesta quinta-feira (17) o reforço de 55 novas viaturas, entregues na praça central do Paranoá. Os veículos serão utilizados pelos seis batalhões que atendem as cidades de São Sebastião, Planaltina, Lago Norte, Varjão, Itapoã, Sobradinho e Paranoá, e também realizam o policiamento do Complexo Penitenciário da Papuda.

O reforço na segurança é resultado do programa Ação pela Vida, criado pelo Governo do Distrito Federal no ano passado. O objetivo do programa é intensificar o combate à violência no DF, unificar os órgãos de segurança e desburocratizar as ações de policiamento, entre outras medidas.

Para o comandante do CPRL, coronel José Wilame Matias, a necessidade de renovar a frota era de extrema importância para reforçar as operações nas cidades. "Aumentar a quantidade de viaturas para cada comandante de batalhão garante uma maior visibilidade dos policiais e previne mais crimes. É um fator estratégico", afirmou o coronel Matias.

Segundo o comandante, mais nove viaturas estão previstas para serem entregues na Região Leste até o início de fevereiro. Oito irão atender o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em São Sebastião, e uma será destinada à sede do comando de policiamento.

CPRL – O programa Ação pela Vida dividiu o DF em quatro grandes regiões de policiamento. Para garantir uma ação mais efetiva, a Secretaria de Segurança Pública adotou o modelo usado pela Polícia Militar - os comandos de policiamento Regional Leste, Oeste, Sul e Metropolitano.

A região Leste é formada pelas regiões administrativas do Lago Norte, Varjão, Paranoá, Itapoã, Sobradinho I e II, Planaltina, São Sebastião, Jardim Botânico e Fercal.

As quatro regiões contam com gestores de cada uma das forças de Segurança Pública – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do DF -, que relatam mensalmente as principais medidas adotadas para reforçar o trabalho contra a criminalidade.

Investimento – As novas viaturas destinadas à região fazem parte dos 383 veículos entregues pelo governador Agnelo Queiroz em dezembro do ano passado, além de sete micro-ônibus e 3,5 mil armas de baixo poder letal. O investimento para a aquisição de todos os carros, que deverão ser somados a mais 75 no início deste ano, foi de R$ 45 milhões. Em dois anos, a Polícia Militar recebeu 1,2 mil veículos.

Fonte Leandro Cipriano, da Agência Brasília/foto Centro CE Comunicação Social da PM

Nenhum comentário