RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Horário de verão termina neste fim de semana em 11 Estados e no Distrito Federal


Neste fim de semana, chega ao fim o horário de verão. À meia-noite de domingo, moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios em uma hora.
Em vigência desde o dia 21 de outubro, o horário de verão tem como objetivo diminuir o risco de problemas de fornecimento de energia elétrica no período em que a demanda cresce, devido ao calor intenso e à produção industrial para o Natal. Com luminosidade natural por mais tempo, a concentração do consumo se dilui das 18h às 22h, evitando a sobrecarga no sistema, argumentam os defensores da medida.
Na última década, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão possibilitou redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico, das 18h às 21h. A estimativa do governo é de que a edição deste ano tenha sido suficiente para uma economia de R$ 280 milhões e uma redução média de cerca de 5% na demanda por energia nessa faixa horária. Na edição anterior, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o País economizou R$ 160 milhões.
Fonte :Terra

Nenhum comentário