RECENTES

Secretaria comemora o “Março Mulher” com extensa programação


Encontros com a comunidade seguem até o final do mês. Palestras, debates, mutirões de formação e informação, oficinas de saúde, distribuição de materiais e audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal estão entre as ações planejadas

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, enseja, em todo o mundo, comemorações, debates, reflexões, eventos e ações promocionais em torno da extensa agenda relacionada às questões das mulheres e da promoção da igualdade de gênero. No Distrito Federal, além de gerar um momento de integração entre o governo e a sociedade, o objetivo das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF) - dentro do projeto “Março Mulher” - é promover os valores da emancipação feminina, dos direitos das mulheres e divulgar os serviços especializados de atendimento às mulheres no DF.

Durante todo o ano, a pasta organiza e executa atividades relacionadas às suas duas principais áreas de atuação: políticas para as mulheres e enfrentamento à violência contra a mulher e à desigualdade de gênero. No mês de março, não será diferente. A programação da Secretaria da Mulher inclui ações baseadas em políticas que oferecem às mulheres as condições para a concretização de seus direitos e para que exerçam, com consciência e liberdade, o seu protagonismo na sociedade.

Os encontros com a comunidade idealizados para o “Março Mulher” deste ano começam amanhã, 2. No campo da saúde, por meio do programa Rede Mulher Saúde, acontecerão as “Oficinas Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”. A atividade repassa às participantes os principais conceitos de empoderamento, saúde e sexualidade. Também propõe diálogo com um olhar integral da mulher em suas capacidades física, emocional, mental e espiritual, em permanente interação consigo mesma, com os outros e em seus ambientes de convívio. Leia a programação completa abaixo.

Em parceria com a Coordenação de Educação em Diversidade (CEDIV) da Secretaria de Educação, serão realizados, somente no mês de março, cinco edições do “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” – projeto "As mulheres dão as cartas" em escolas pertencentes à Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia. Outros 35 encontros acontecerão em várias Regiões Administrativas ao longo do ano, com o intuito de promover a transformação do ensino rumo a uma educação inclusiva não-sexista, além de orientar a comunidade escolar sobre temas que podem ser abordados para atender à Resolução Normativa nº 1/2012 do Conselho de Educação do Distrito Federal.

No dia 6 de março, a Secretaria da Mulher montará uma versão itinerante do Centro Especializado da Mulher (CEAM), oferecendo atendimento psicológico, social, jurídico, orientação e assistência em geral. No local, também haverá a distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha. A mesma ação será repetida ao longo do mês em outras localidades com grande circulação de pessoas, como o Restaurante Universitário da Universidade de Brasília (veja a programação completa abaixo).

Já no dia 8, acontece uma audiência pública relativa ao Dia Internacional da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal proposta pela deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF). A cerimônia ocorrerá às 19h, e terá como tema: “Políticas Públicas - promovendo a autonomia das mulheres”. Na ocasião, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF homenageará 40 mulheres que participaram do “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” ao longo do ano de 2012.

“O governo do Novo Caminho posicionou a questão da mulher com a unidade conceitual que lhe é devida – deslocando o enfrentamento à violência contra a mulher para o amplo cenário das políticas para as mulheres, destinadas a promover a sua emancipação e autonomia e a construir uma sociedade baseada no valor da igualdade entre os gêneros. É este olhar que permeia as ações da Secretaria da Mulher, tanto no que se refere à programação do Março Mulher quanto às demais ações da pasta”, explica Olgamir Amancia, secretária de Estado.

Na área de enfrentamento à violência, a Subsecretaria de Enfrentamento à Violência da SEM-DF realizará palestras sobre aLei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha; a importância da denúncia como forma de romper o ciclo da violência e evitar que mais mulheres sejam vítimas; e quais são os equipamentos públicos disponibilizados pelo GDF para atender às famílias, vítimas ou não de violência doméstica e familiar.

Caravana da Mulher – As secretarias da Mulher e da Saúde, com o apoio do BRB, Sebrae, Caesb e da Administração Regional do Paranoá, lançarão, no dia 8 de março, o projeto “Caravana da Mulher”, cujo slogan é "É o GDF trabalhando pelas mulheres e fazendo a vida de todas e todos melhor". A proposta da iniciativa é oferecer às mulheres, em um só dia (não necessariamente em datas comemorativas e com abertura para o ingresso de novos parceiros), diversos serviços que atendam às suas necessidades. No dia 8 de março, o projeto estará no PAD-DF, das 9h às 17h.

Neste dia, a Secretaria da Mulher montará uma versão itinerante do CEAM, oferecendo atendimento psicológico, social, jurídico, orientação e assistência em geral. No local, também haverá a distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha. “No campo das políticas para as mulheres, a SEM-DF trabalha por meio de uma atuação intersetorial, multidisciplinar e integrada. Este e outros projetos desenvolvidos com a Saúde, como a Carreta da Mulher, são exemplos desta política”, comenta Olgamir Amancia.

Além do CEAM Itinerante, a população contará com os serviços da Unidade de Saúde Móvel da Mulher – que permanecerá no local durante uma semana -; da Unidade Móvel de Atendimento do BRB, que estará no local também para informar sobre os programas de crédito rural e educação financeira; e da unidade móvel do Sebrae. A Administração Regional oferecerá transporte para facilitar o acesso da população ao evento.

“O diferencial da pasta dentro do governo do Novo Caminho é incorporar a transversalidade do tema em todo o governo e ampliar a concepção de que as mulheres, quando fortalecidas em suas potencialidades e escolhas, constroem uma nação desenvolvida, sem miséria, sem discriminação, sem subalternidade e sem violência. O combate à violência de gênero – principal limitação à liberdade feminina – é um dever de todas e todos”, finaliza Olgamir Amancia.

Mais informações estão disponíveis em www.mulher.df.gov.br.

Histórico - O Dia Internacional da Mulher simboliza o reconhecimento pelo empenho de várias mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil, que no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, realizaram um protesto por conta das más condições de trabalho e os baixos salários pagos a categoria.

Em 1910, a data passou a ser lembrada como uma homenagem às mulheres mortas na manifestação das fábricas. Já em 1975, por meio de um Decreto, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO MARÇO MULHER 2013
O quê
Quando
Onde/Horário
Informações
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida” para as catadoras e catadores de lixo - parceria com a SEDEST
2/3
Universidade Católica de Brasília, a partir das 9h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
4/3
Hospital Regional de Planaltina, das 9h às 12h e das 14h às 17h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
5/3
Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito, a partir das 9h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Palestra “Violência contra a mulher”
5/3
Centro de Saúde nº 4 de Planaltina (Cond. Nova Planaltina Q. 2 Rua C), a partir das 7h30
Palestra “Para Ser Mulher de Fato e de Direito
5/3
Diretoria de Educação de Trânsito do Detran, a partir das 14h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Palestra “Para Ser Mulher de Fato e de Direito
5/3
Rede Brazil Pharma, das 10h às 11h e das 16h às 17h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
6/3
CEF 7 de Ceilândia, das 8h às 12h e das 14h às 17h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Distribuição da cartilha da Lei Maria da Penha, orientação psicológica, jurídica e social – CEAM Itinerante
6/3
Restaurante Universitário da Universidade de Brasília, das 11h30 às 15h
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Distribuição da cartilha da Lei Maria da Penha, orientação psicológica, jurídica e social – CEAM Itinerante
6/3
Estacionamento da Feira Permanente de São Sebastião, a partir das 14h
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Palestra “Direito, Mulheres e Poder”, ministrada pela secretária da Mulher, Olgamir Amancia
6/3
Sede da OAB-DF, a partir das 19h30
(61) 3355-8066(Para convidadas)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
6/3
Rede de Farmácias Rosário, a partir das 9h30
(61) 3355-8080(Para convidadas)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
7/3
Rede Brazil Pharma, a partir das 13h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Palestra “Direito, Mulheres e Poder”, ministrada pela secretária da Mulher, Olgamir Amancia
7/3
UDF (704 Sul), a partir das 19h30
(61) 3355-8066(Evento aberto ao público)
Palestra “Para Ser Mulher de Fato e de Direito
7/3
Terraço Shopping, das 9h às 10h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Palestra “Violência contra a mulher”
7/3
Centro de Saúde nº 4 de Planaltina (Cond. Nova Planaltina Q. 2 Rua C), a partir das 7h30
Cores e som: mulheres em foco. Evento organizado pela DEAM com várias atrações culturais
7/3
DEAM (EQS 204/205 Sul)
Evento aberto ao público
Audiência pública para entrega dos certificados às participantes do projeto “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania”. Autoria da deputada Arelete Sampaio e do deputado Wasny de Roure. Apoio: Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda
8/3
Câmara Legislativa do Distrito Federal, às 19h
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Lançamento do PRONAF Mulher, CEAM Itinerante e Carreta da Mulher
8/3
Paranoá (PAD/DF), das 9h às 17h
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Palestra “Violência contra a mulher”
8/3
Centro de Saúde nº 4 de Planaltina (Cond. Nova Planaltina Q. 2 Rua C), a partir das 7h30
Distribuição da cartilha da Lei Maria da Penha, orientação psicológica, jurídica e social – CEAM Itinerante
8/3
Administração Regional do SIA (SIA Trecho 08 - Lotes 125/135)
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Ação Motivacional Dia da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde
8/3
Gerência de Educação em Saúde
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Palestra “Lei Maria da Penha”
8/3
SHIS QL 4, Conjunto 3, Casa 17 – Lago Sul
(Evento aberto ao público)
Café da manhã para as servidoras do Edifício Azulão (SIA)
8/3
SIA Trecho 2, Ed. Azulão, a partir das 9h
(61) 3355-8093(Para convidadas)
Palestra: Lei Maria da Penha e as ações da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
8/3
Centro de Saúde nº 7 de Taguatinga, a partir das 14h20
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Sábado da Diversidade e Cultura e CEAM Itinerante
9/3
Shopping Popular, a partir das 9h
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Comissão Mulher: combate à violência doméstica | CEAM Itinerante
9/3
Rede Social de Sobradinho (Praça Seu Teodoro Quadra 8 – Antiga Praça Santos Dumont), a partir das 14h30
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
Palestra “Para Ser Mulher de Fato e de Direito
11/3
Empresa Gestora de Ativos do Ministério da Fazenda
(61) 3355-8080(Para convidadas)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
12/3
Associação Cigana das Etnias Calons do DF e Entorno (BR 020 Km 16, Chácara 3 – NR Córrego do Arrozal)
(61) 3355-8080(Evento aberto ao público)
Cine-debate com as catadoras da Estrutural. Exposição do vídeo “Sobreviventes”, da TV Senado
12/3
CEAM Ieda Santos Delgado (Estação do Metrô 102 Sul), a partir das 14h30
(61) 3355-8093(Para convidadas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
13/3
CEF 4 de Ceilândia, das 8h às 12h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
13/3
CEAM Ieda Santos Delgado (Estação do Metrô 102 Sul), a partir das 16h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Palestra “Para Ser Mulher de Fato e de Direito
14/3
Brasília Shopping, às 16h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Lançamento do estudo “Mulher e mercado de trabalho”, organizado pela Codeplan
14/3
Auditório da Codeplan, a partir das 10h
Palestra “Lei Maria da Penha”, proferira pela secretária da Mulher, Olgamir Amancia; e CEAM Itinerante
15/3
Auditório da Administração Regional de Ceilândia, a partir das 9h
(61) 3355-8093(Evento aberto ao público)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
15/3
Presídio Feminino, a partir das 9h30
(61) 3355-8080(Para internas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
15/3
Fórum do Núcleo Bandeirante, a partir das 14h
(61) 3355-8080(Para convidadas)
Cine-debate com mulheres negras (alusão ao dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra)
19/3
CEAM Ieda Santos Delgado (Estação do Metrô 102 Sul), a partir das 14h30
(61) 3355-8093(Para convidadas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
19/3
CEF 19 de Ceilândia, das 13h às 17h
(61) 3355-8080 (Para convidadas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
20/3
Escola Classe 12 de Ceilândia, das 13h às 17h
(61) 3355-8080 (Para convidadas)
“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”
20/3
CEAM Ieda Santos Delgado (Estação do Metrô 102 Sul), a partir das 16h
(61) 3355-8080 (Para convidadas)
Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”
27/3
Escola Classe 36 de Ceilândia, das 8h às 12h e das 14h às 17h
(61) 3355-8080 (Para convidadas)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal/Carol Sales | Thiago Gomide de Andrade

Nenhum comentário