RECENTES

CULTURA: ESCRITORES MIRINS LANÇAM LIVRO NA 3ª FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA



Três escritores mirins de Sobradinho, no Distrito Federal, lançaram livros na manhã desta quinta-feira (28) na 31ª edição da Feira do Livro de Brasília. Os escritores mirins fazem parte de um projeto da Secretaria de Educação do Distrito Federal de atendimento especializado a estudantes com altas habilidades ou superdotação. Os livros são Sapo Coragem - Amizade, de Maria Eduarda Balduíno, 9 anos; Memórias de Nur, de Nur Nidale Karaja,10 anos, e Chegando ao Destino, de Henrique de Souza Moraes, 13 anos.

Henrique conta que publicar um livro não é tão simples como parece e lembra que “há um grande processo por trás que também envolve as editoras: de revisão de ideias, de orientação. É um trabalho que vale a pena e tem recompensa”.

Já a estudante Nur Nidale Karaja teve a idéia de escrever o livro durante as aulas do projeto de recursos para alunos com alta habilidade. Memórias de Nur conta a história do povo muçulmano e como é a Jordânia. “Quis relatar por que as pessoas não conhecem”, disse a escritora.

Maria Eduarda Balduíno tem mais de um livro com o personagem Sapo Coragem. Na feira ela também vai lançar o Sapo Coragem na Igreja, ambos da coleção De Criança para Criança. O personagem do livro é aventureiro e vive numa floresta com seus amigos gato, cachorro e três coelhos. “Eu percebi que havia muitas brigas em família talvez por falta de amor. Essa história de animais mostra que eles são bem diferentes e mesmo assim são amigos”, disse.

O projeto funciona em todo Distrito Federal. Em Sobradinho, o núcleo de atendimento a alunos superdotados atende tanto a escolas da rede pública, quanto da rede particular, com aulas uma vez por semana no horário contrário ao da escola regular e com duração de quatro horas. “O projeto tem como objetivo potencializar, ou seja, desenvolver ainda mais a capacidade e a potencialidade dessas crianças superdotadas”, disse a professora responsável pelo núcleo de Sobradinho, Socorro de Fátima Araújo dos Santos.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário