RECENTES

SAÚDE: ATENDIMENTOS EM OTORRINOLARINGOLOGIA PASSAM A SER REGULADOS PELA SES


São realizadas 1.200 consultas na especialidade por mês, na rede pública

As consultas de otorrinolaringologia e a inserção de novos pacientes no Programa de Saúde Auditiva da Secretaria de Saúde passaram a ser regulados em setembro. Quem apresenta deficiência auditiva ou necessita de outro tipo de atendimento dessa especialidade deve procurar as unidades de atenção básica da rede pública – centros de saúde e Estratégia Saúde da Família –,portas de entrada do sistema.

“A medida vai facilitar o acesso dos pacientes no Sistema de Regulação da SES. Todas as unidades de atenção primária estão habilitadas a acolher e avaliar o usuário e fazer os encaminhamentos necessários”, explica o coordenador de Otorrinolaringologia da SES, Ronaldo Granjeiro. Com a mudança, segundo ele, estão sendo disponibilizadas cerca de 1.200 consultas na especialidade por mês e 80 avaliação de pacientes no Programa de Saúde Auditiva.

Levantamento da Coordenação de Otorrinolaringologia, verificou uma fila de espera para inserção no Programa de Saúde Auditiva com 1.200 pessoas. Os pacientes da lista estão passando por uma reavaliação médica que, de acordo com Granjeiro, já descartou vários casos que não necessitavam de acompanhamento especializado ou de aparelhos auditivos.

Os profissionais do programa realizam o diagnostico da deficiência auditiva, a reabilitação, os implantes cocleares, e recomendam o uso de aparelhos auditivos quando necessário, além do acompanhamento dos pacientes. O Sistema de Regulação da SES (SisReg) leva em consideração a classificação de risco apresentado pelo paciente no momento de disponibilizar as vagas para consultas e avaliações.

“Para inserir o usuário no programa, por exemplo, os profissionais que avaliam o paciente levam em conta a idade, o tempo de início dos sintomas, o tipo de atividade profissional e a extensão da deficiência – unilateral ou bilateral”, informa a coordenadora da Fonoaudiologia da SES, Cristiane França.

Os pacientes com indicação para consultas na otorrinolaringologia podem ser encaminhados pelo Sistema de Regulação às unidades da SES que dispõem do serviço: Hospital de Base e os hospitais regionais de Taguatinga, Sobradinho, da Asa Norte, Materno Infantil, Guará , além da Policlínica do Gama e do Centro de Saúde 2 de Brazlândia.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF

Nenhum comentário