name='content'> ]]>

RECENTES

HRS é o primeiro em amamentação




















Fotos: Divulgação

Hospital de Sobradinho é a primeiro do DF em amamentação. Brasília está em quarto lugar no Brasil no incentivo ao aleitamento materno

A Regional de Saúde de Sobradinho é a primeira do Distrito Federal na prevalência à amamentação exclusiva para crianças até o sexto mês. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2008, a capital da República está em quarto lugar no Brasil no incentivo ao aleitamento materno.

A conquista foi comemorada no Hospital Regional de Sobradinho. Todos os servidores envolvidos no incentivo, promoção e apoio à amamentação receberam da direção do HRS uma placa. “O aleitamento materno é a estratégia que melhor previne mortes infantis, promovendo a saúde da criança física, mental e psíquica”, afirma a diretora do HRS, Cláudia Porto.

O Hospital de Sobradinho recebeu do Fundo das Nações Unidas para Infância – Unicef - o título de ‘Hospital Amigo da Criança’, em 1995, por ter adotado os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, mecanismo instituído pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF com o objetivo de incentivar à amamentação nas maternidades dos hospitais.

Essa não é a primeira vez que a Regional de Sobradinho conquista o primeiro lugar na promoção da amamentação materna no DF. Em 1999 a regional também ficou com o título.

A coordenadora Geral de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, no Distrito Federal, Miriam Oliveira dos Santos acredita que o sucesso obtido pela Regional deve-se a estrutura que se implantou em conjunto com as unidades básicas. “O bom trabalho que vem sendo feito há anos criou um vínculo sólido com as famílias, razão do destaque da Regional no DF”, enfatiza Miriam.

A nutricionista, Ana Célia Brito, responsável pelo Banco de Leite do HRS, informa que os servidores da Regional são treinados periodicamente, no incentivo ao aleitamento materno. “Este ano já tivemos cinco cursos envolvendo servidores do hospital e demais unidades da Regional”, explica.

No HRS nascem em torno de 2 mil crianças por ano. O Banco de Leite armazena 150 litros de leite humano por mês, que é usado para alimentar, em média, 120 bebês prematuros ou quando a mãe tem algum problema para amamentá-los nas primeiras horas após o nascimento.

Nenhum comentário