Queijos
Foto: Divulgação / Gastronomia
Essa delicia merece ser comentada:
Queijo Fresco: Excelente acompanhamento para doces, pode ser usado em receitas de bolo que levam queijo, ideal para o café da manhã e para regimes de emagrecimanto. Eu já prefiro cortado em cubinhos com azeite e orégano, acompanhando uma gelada. É meu tira gosto preferido.
Queijo Curado: É cremoso e pode substituir o queijo prato em qualquer receita. Fica ótimo pra fazer pão de queijo, algumas pessoas utilizam ralado em pratos quentes, eu não gosto.
Mussarela: Em fatias ou pedaços, vai bem em sanduiches, pizzas, pratos de forno, ralada em qualquer receita, outro tira gosto imbatível, cortado em cubos com azeite, limão, pimenta, orégano e salsa desidratada.
Provolone: Ideal para petisco, pode ser assado em espetinhos ou servido em cubinhos, também fica ótimo à milanesa.
Parmesão: Sabor inconfundível, é usado em massas, carpaccios, sopas e também como aperitivo acompanhando um bom vinho.
Ricota: Queijo fresco de sabor peculiar, indicado para patês, tortas, lasanha ou caneloni. É indicado para regimes de emagrecimento.
Prato: Indicado para sanduiches e para derreter sobre pratos de forno.
Suiço: Saladas, sanduiches, pratos de forno ou fondues.
Gorgonzola: De sabor picante, é próprio para mousses e salgados, temperos para salada e patês. Delicioso com pão preto.
Camembert: Envolto em uma camada branca de mofo que conserva o queijo, é cremoso e pode ser comido com pão, fica ótimo à milanesa.
Como conservar o queijo.
De forma geral, todo queijo pode ser guardado na geladeira, mas alguns cuidados têm de ser tomados.
1. Queijos cremosos (tipo camembert, requeijão cremoso e ricota), devem ser guardados hermeticamente fechados e conservados por, no máximo 2 semanas:
2. Queijos duros como o suiço, provolone ou parmesão, podem ser guardados durante meses. Os que ainda não foram usados devem permanecer na embalagem original. Depois de abertos, embalar em papel alumínio ou filme plástico;
3. Se o queijo estiver mofado por fora, retire a parte ruim e utilize o resto, mas se o mofo tiver penetrado o interior do queijo, jogue-o fora;
4. Nos queijos naturalmente mofados como o gorgonzola, o mofo contribui para dar um sabor especial.
Nenhum comentário
Postar um comentário