RECENTES

"Teatro de Sobradinho a serviço das escolas e igrejas!"


















Foto: Divulgação / Maestro Alex Paz


Toda sociedade desenvolvida se diferencia como tal,
devido ao investimento na educação e cultura”.


A Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno - ARTISE - foi criada para incentivar, difundir e preservar o trabalho dos artistas destas localidades, cujas obras refletem o fazer cultural da população que circunda Brasília. Esta tarefa tem sido realizada a duras penas, uma vez que o apoio oficial é limitado e a população se acostumou a consumir a cultura grotesca disponibilizada pela grande mídia.
No entanto, o empenho da ARTISE à temática cultural tem sido decisiva para dirimir problemas sobre espaços para apresentações, encontrar recursos para produções, bem como representar os artistas juridicamente perante à sociedade e aos órgãos de governo.

O presidente da ARTISE, maestro e produtor Alex Paz, diz que esta tem sido uma tarefa difícil, devido à falta de espaços para projetar os trabalhos dos artistas.
O pior de tudo – na sua opinião - é ter que lutar contra a politicagem de deputados e administradores regionais que atuam nas cidades do DF como “marionetes” do sistema ou trabalham, apenas, em benefício próprio.“Isso tem que acabar. Esses políticos são pagos pelos nossos impostos para trazer soluções aos problemas das comunidades. E um destes problemas é a ausência de uma política cultural”, protesta Alex.

Há tempos, a ARTISE reivindica o Teatro de Sobradinho, que está em mãos da Fundação Educacional, enquanto deveria estar ligado à Gerência de Cultura da Administração da cidade. “Este teatro só se presta a eventos de escolas e igrejas. Músicos de padrão elevado já tentaram, em vão, expor seus trabalhos naquele espaço, mas tiveram suas iniciativas emperradas pela burocracia”, adverte Alex.

Em Sobradinho e Entorno, segundo O presidente da ARTISE, há um contingente sem igual de músicos, cantores, escritores e artistas plásticos. “Somos a “Cidade Arte” e fazemos campanha de valorização dos nossos artistas e é certo que a cultura da cidade poderia estar mais desenvolvida e organizada, não fosse a pouca atenção dada ao setor pelo governo Arruda”, protesta novamente o maestro.

A meta da ARTISE, segundo Alex, é sensibilizar a sociedade no sentido de que a associação trabalha pelo bem-estar da classe artística, “que é uma classe laboriosa como todas as outras e regulamentada conforme as leis do governo brasileiro”.
Para o maestro, o destino desta classe e o bem que ela poderá fazer à sociedade só depende da conscientização da população.

Fonte: Maestro Alex Paz/Correio Braziliense e ARTISE

2 comentários

arteciencia disse...

É isso aí, Alex. Sobradinho Merece uma sala de espetáculos digna de sua Cultura. Um espaço nos moldes de uma Americel hall, ou uma Villa-Lobos. Isso sim é estrutura digna da cultura da cidade e é atrás dessa construção que a ARTISE poderia se engajar, em vez buscar diminuir os poucos recursos educacionais da cidade. O Teatro de Sobradinho é pouco pra essa demanda e, como auditório do Centro 02, quebra um galhão da administração cultural, que, noutros tempos, já tomou conta do Teatro, deixando-o às moscas e aos sem-teto que costumavam pernoitar em seu Foyer. No mesmo Foyer em que, neste ano de 2009, acontece o Sarau do Teatro, na primeira segunda-feira de cada mês, aberto ao público, disponibilizando o espaço e oferecendo o serviço de de divulgação ao trabalho dos artistas que ali se fazem presentes. No mesmo Foyer em que, hoje, a comunidade aprecia aulas de Violão e Canto-Coral, enquanto os demais espaços dentro do Teatro promovem cursos de Flauta, Piano, Teclado, Artesanato, Pintura, Dança, Além do renomado trabalho da Banda Sinfônica, regida pelo Maerstro Nascimento, desde 1979. Mas nas mãos da Gerência de Cultura, seria provavelmente diferente, pois com os apoios políticos acordados, certamente seria um promissor palanque de campanha, ou um espaço de reunião talvez mais interessante, senão mais lucrativo, que um barzinho, voz e violão, ou seja, talvez um espaço mais parecido com o Pólo de Cinema (administrado pela Gerência de Cultura), que sabemos como tem favorecido a cultura da cidade... Um fato: As representações culturais da cidade têm de se mobilizar de VERDADE, extrapolitiqueiramente.

Cristiano Lourenço disse...

É... Uma verdade bem dita esse comentário acima!

Como professor de violão popular do Teatro de Sobradinho, fico estarrecido com pobres palavras ditas de mentes poluídas que, não sabem na verdade o que se passa nos interiores do Teatro...

Já presenciei diversas vezes aquele auditório repleto de jovens assistindo apresentações musicais, teatrais e danças, entre outras...

O Sarau Musical, a Orquestra Sinfônica e de Violões, os Eventos Musicais “Música Brasileira” e “Nossas Trilhas”, bem como os mais de 130 alunos inscritos, provam que acontece sim uma reestruturação cultural em Sobradinho.

Infelizmente, existem pessoas que estão querendo se "apossar" desse espaço e desvincular todo esse trabalho feito. Transferir uma "panela encardida" e usar o Teatro para benefício próprio.

O Teatro é um espaço dos alunos, dos artistas e da comunidade, independente de cor, raça ou religião. Deixemos essas picuinhas de lado e vamos trabalhar em benefício da cultura de nossa cidade.