RECENTES

Comércio já demitiu 15 mil este ano


A secretária-geral do Sindicato dos Comerciários do DF, Geralda Godinho (foto), disse que o comércio de Brasília já demitiu 15 mil trabalhadores este ano, citando como fonte o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos socioeconômicos (DIEESE). Ela destacou a luta dessa e de outras categorias pelo respeito à Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no que diz respeito à demissão imotivada.

A dirigente sindical denunciou que ainda há muitos comerciários trabalhando sem carteira assinada, sem receber vale-alimentação nem comissões no contracheque. Também destacou a questão da segurança, lembrando que, no ano passado, uma comerciária levou um tiro no estacionamento do shopping Alameda, em Taguatinga, ao ser assaltada num domingo.

Geralda e a presidente da CUT/DF, Rejane Pitanga, ressaltaram que as mulheres que trabalham no setor ainda sofrem muita discriminação. Pitanga acrescentou o assédio sexual e as doenças do trabalho. A secretária-geral do sindicato citou a sobrecarga de trabalho para as mulheres, que ainda têm que arrumar espaço para o trabalho doméstico e os cuidados com os filhos. Ela elogiou a Miss Comerciário, Juliana Caixeta, por ser mãe de dois filhos, trabalhar num supermercado e “ainda se manter bonita”.

Geralda e Rejane participaram, na manhã de hoje, da sessão solene que comemorou o Dia do Comerciário (30 de outubro) na Câmara, por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT).

(Por: Ricardo Wagner Ribeiro/Foto: Silvio Abdon/CLDF - Blog doplenário)

Nenhum comentário