RECENTES

Curso valoriza trabalho com surdos


Entre os dias 28 de setembro e dia 02 de outubro, o ICEP Brasil cedeu suas instalações para o funcionamento da Oficina Básica de Linguagem Corporal Expressiva. O objetivo é melhorar a capacitação de intérpretes de Libras, professores, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, psicólogos, familiares de surdos e demais pessoas interessadas em trabalhar com surdos.
O curso foi ministrado pelo intérprete internacional Marco Antonio Arriens, com 27 anos de experiência em trabalhos com surdos no Brasil e no exterior, e pioneiro na formação de TILS no Brasil e América Latina, totalizando hoje 5.880 alunos. Professor de pós-graduação em Libras em diversas faculdades e universidades, Arriens é formado em teologia exegética (especialização em grego e hebraico) pela faculdade teológica batista do Paraná e possui diversas publicações pelo MEC e utiliza 10 línguas diferentes, sendo considerado uma referência nacional.

A participação de 50 alunos vindos das cidades satélites do Distrito Federal e também de Unaí (Minas Gerais) demonstra a importância da oficina para os profissionais, que há anos vem se queixando da falta desse tipo de aprimoramento.

Houve divisão em dois períodos. Durante a tarde o conteúdo foi teórico, com palestras sobre culturas surdas e o trabalho com os surdos. No período da noite, trabalhou-se a expressão facial, corporal e a postura do intérprete. Participantes relataram que a oficina ajudou na ampliar a visão em relação ao trabalho com os surdos.

Segundo as organizadoras mônica Rejane e Adriana Machado, está previsto para o ano que vem a realização de outras oficinas, que também serão ministradas no ICEP Brasil, considerada com instalações apropriadas. “Considerando que 5,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva o ICEP não mede esforços para melhorar a qualidade de vida dos mesmos”, afirma o presidente do ICEP, Sueide Miranda.

Veja essa matéria e outras no site: www.icepbrasil.com.br/ Foto: Divulgação

Nenhum comentário