RECENTES

Utilidade Pública: Como elaborar um currículo?

O documento é o primeiro passo para a inserção de um profissional no mercado de trabalho e, por isso, deve ser bem planejado

Entrar no mercado de trabalho já não é uma tarefa fácil. Uma grande legião de pessoas procura atender as qualidades que a empresa busca em um profissional. O primeiro passo para preencher aquela tão desejada vaga é a elaboração do currículo. Apesar de parecer simples, esse documento deve ser bem planejado, já que é a porta de entrada para o profissional.
Segundo Sabrina Ferroli, coach e psicóloga da Homero Reis e Consultores, a melhor forma de elaborar um currículo é ter claro o objetivo que se quer atingir com ele. "Um profissional que esteja preocupado com a sua carreira deve preparar o currículo com o entedimento de que aquele documento o representa e o apresenta para o recrutador. O objetivo deve ser bem estabelecido e estar claro, para que consiga ser facilmente ‘comunicado' pelo currículo", explica a psicóloga.
A estética do documento também é fundamental. Anotações à caneta e xerox devem ser evitadas, e é importante que ele esteja limpo e não seja poluído. "Informações como pretensão salarial, referência de empregos passados, dados pessoais, como documentação (CPF e RG) e foto, só devem ser incluídas caso solicitadas pelo recrutador", pontua Sabrina.
Deve-se atentar aos aspectos principais, não colocando informações desnecessárias. "Se a pessoa quer ser contratada em uma empresa para a área de Recursos Humanos, por exemplo, é irrelevante falar que ela tem experiência como auxiliar de dentista. O importante é ser objetivo e priorizar as experiências que se destacam em relação ao cargo e à empresa", sugere a coach.
As qualificações e experiências devem seguir um padrão que contenha o período de trabalho, o nome da empresa, incluindo o fantasia, o ramo de atividade, o resumo de atividades e resultados alcançados. "As empresas se atentam muito à forma como o candidato se apresenta no currículo. A capacidade de desenvolvimento de carreira, alcance de resultados, habilidades, competências, período de atuação em cada empresa e o motivo de desligamento são sempre observados", afirma Sabrina.
Desde o momento de elaboração do currículo, até a entrevista de emprego, o candidato deve fornecer informações verídicas. "Os profissionais estão sempre sendo observados ao longo de um processo seletivo e, ao contrário do que se pensa, nem sempre somos percebidos da maneira como acreditamos. Por isso, a sinceridade é tão importante", conclui Sabrina Ferroli.
O que um Currículo deve ter*
• 1) Contatos: nome, idade, telefone, e-mail, endereço, estado civil e número de filhos;
• 2) Escolaridade: graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, das mais recentes para as mais antigas;
• 3) Cursos de extensão: cursos técnicos e especializações;
• 4) Idiomas: nível de habilidade para conversação, leitura e escrita;
• 5) Experiências profissionais: principais atividades que eram desempenhadas, bem como resultados alcançados anteriormente. Deve-se mencionar o período e o nome do cargo
*Fonte: Sabrina Ferroli, coach e psicóloga da Homero Reis e Consultores

Nenhum comentário