RECENTES

Coluna O Pensador S/A: Atividade Física - muito além do lazer...Por Sandson Azevedo


Muito se fala em Esporte x Cidadania, mas o que realmente tem haver um com o outro? Como o esporte pode trazer cidadania? Difícil responder? Vamos abordar o esporte mais amado no país: o futebol.
Inicialmente no Brasil o futebol era um esporte da elite, inclusive os clubes eram proibidos de inscrever atletas de origem humilde. O futebol era praticado pela alta sociedade , por ingleses e seus descendentes. O apelido do Fluminense vem dessa época, um time aristocrático: “pó-de-arroz.” O Vasco da Gama, fundado por portugueses chegou a ser proibido de disputar o campeonato carioca, como desculpa, alegaram que o time não possuía um estádio com capacidade suficiente, já que fora o primeiro clube carioca e de expressão a incluir negros em seu plantel. Os vascaínos deram a volta por cima e inauguram em 1927, o maior estádio do Brasil, o Estádio de São Januário, contando inclusive com a presença do presidente da república, Washington Luís. A partir daí os negros foram garantindo gradualmente espaço nos gramados brasileiros.
O esporte permitiu que essa parcela da população obtivesse uma oportunidade de migração social, a luta do Vasco da gama para garantir a cidadania desses indivíduos tempos depois se refletiram na luta das mulheres, portadores de necessidades especiais e tantos outros.
A atividade física tem um papel fundamental na qualidade de vida e na formação do indivíduo, há de se aproveitar essa grande oportunidade da realização de eventos esportivos como a Copa do mundo e as Olimpíadas para se investir na melhoria da sociedade como um todo.
A atividade física ajuda a desenvolver valores morais e de conduta pessoal implícitos nas regras esportivas e de competições. Outra significativa contribuição se dá ao bem-estar do indivíduo, a sensação de prazer detonado pela liberação de endorfina, bem como a melhoria da interpessoalidade Afinal diversas atividades, praticamente obrigam a comunicação coletiva, a interação entre os integrantes de uma equipe muitas vezes é imprescindível, quando no mínimo favorecida.
Nossa cidade possui diversas áreas e programas que contemplam esse assunto: quadras, ginásio, pistas, academias, piscinas, tatames, trilhas e por ai vai. Falta você decidi por onde quer começar e se aventura nesse mundo de prazer e saúde. Nossa cidade tem diversos esportistas que são referência e que podem servir de modelos para nossas atividades. Diante do exposto posso afirmar que a atividade física vai muito além do lazer, da saúde, da formação e da educação. É um processo complexo e fundamental para o ser humano. Eu penso assim e você? Mande-nos um e-mail: pensadorSA@gmail.com.

Nenhum comentário