RECENTES

Incentivo ao esporte em Sobradinho II




Com a inauguração do ginásio de esportes e da iluminação do campo de grama sintética, moradores de Sobradinho II aproveitam para praticar esporte.
Atletas de Sobradinho II
Os ginásios e campos de grama sintética da cidade são utilizados por crianças, adultos e idosos.

Um terreno que antes era um depósito de lixo e entulho de todo tipo virou uma das maiores atrações de Sobradinho II. A extensa área ao lado do ginásio de esportes da cidade, na Quadra AR 03, recebeu um campo de grama sintética com iluminação e mudou a rotina de jovens e adultos, carentes de opções de lazer, principalmente à noite. Inaugurado em setembro pelo governador José Roberto Arruda, o espaço também serve a projetos sociais desenvolvidos na região administrativa. Além do investimento de R$ 420 mil na implantação do campo, o governo Arruda também construiu e recuperou quadras de esportes em outros setores de Sobradinho II, oferecendo cada vez mais opções saudáveis de lazer.

“Com um campo como esse, você oferece mais alternativas de lazer e diversão, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador. Arruda ressaltou ainda que, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão no Brasil, as crianças e adolescentes estão com um grande incentivo. “Quem sabe não sai do DF um futuro atleta, como muitos que já saíram daqui”, disse.

Popularmente conhecido como Grande, o aposentado Daniel Gomes da Silva, 56 anos, é um dos principais personagens do meio desportivo de Sobradinho II. Árduo defensor da inserção social de crianças por meio do esporte, Grande viu seu projeto Pé na Quadra deslanchar desde a inauguração do espaço. “Antes, eu trabalhava com cerca de 100 crianças e idosos. Depois que o campo saiu, a coisa multiplicou e hoje atendemos cerca de 250 pessoas”, vibra Daniel, que começou a trabalhar com a comunidade em 2002.

O dia desse ex-mecânico de manutenção industrial começa às 6h, quando uma turma de 60 idosos, entre homens e mulheres, se reúne para fazer exercícios no campo de futebol. Duas horas depois, é a vez da criançada se divertir e cuidar do físico. Auxiliado por outros dois voluntários, Grande ocupa o tempo da meninada ensinando-os lições de vida e de futebol. “Meu maior prazer é ajudar as pessoas e a maior recompensa é vê-las felizes”, comentou. “Esse campo ajudou muito a comunidade, que antes não tinha um local decente para suas atividades. Onde tem esporte não há lugar para as drogas”, completou o morador, que também organiza torneios de futebol.

A oportunidade de praticar um esporte depois de sair do serviço também está sendo bem aproveitada por um grupo de trabalhadores noturnos. Entregadores de pizza e funcionários de restaurantes e estabelecimento similares se juntam todas as terças-feiras para jogar bola da meia-noite às 2h, um dos poucos horários disponíveis no campo de grama sintética.

Além do campo, que conta com quatro torres de iluminação com três refletores cada uma, todo o terreno foi iluminado, oferecendo mais segurança aos usuários e à vizinhança. A área recebeu 22 postes de concreto de 16 metros, com luminárias de duas e quatro pétalas com lâmpadas a vapor de sódio. Além disso, outras quadras de esportes de Sobradinho II – nas ARs 3,10, 11 e 15 – ganharam reformas e iluminação e se transformaram em poliesportivas, já que contam com tabelas de basquete e marcação para outras modalidades, como o vôlei. Na AR 19 foi construída uma nova quadra, juntamente com uma praça e parque infantil.

No ginásio de esportes da cidade, antes apenas uma quadra coberta, as reformas alteraram substancialmente as condições do lugar. O espaço recebeu alambrado, vestiários e iluminação interna, além da recuperação do piso e dos banheiros. Agora, os moradores de Sobradinho contam com um complexo esportivo de qualidade, que, além de eventos esportivos, serve apara a realização de outras atividades comunitárias. O campo de futebol de terra na AR 25 também recebeu iluminação e aqueceu ainda mais a disputa das competições entre as 22 equipes de futebol amador da cidade.

Nenhum comentário