RECENTES

Obras da Torre de TV Digital, a "Flor do Cerrado" de Niemeyer, estão a todo vapor


Quando estiver pronta, ela poderá ser comparada a um edifício de 60 andares ou a dois campos de futebol de medida oficial.

Mais de 300 funcionários trabalham dia e noite para que a torre de 180 metros de altura fique pronta até os 50 anos de Brasília. Além de abrigar equipamentos para transmissão digital, o local será ponto turístico.

Projetada por Oscar Niemeyer e apelidada pelo arquiteto de “Flor do Cerrado”, a Torre de TV Digital de Brasília fará parte da paisagem da cidade em abril de 2010. Além de abrigar os equipamentos das emissoras de televisão para transmissão digital, a torre, localizada no Colorado, abrigará um restaurante, um espaço para exposição e um mirante. Com a inauguração, os brasilienses ganharão um novo ponto turístico. Afinal, serão 180 metros de altura em um dos pontos mais altos do Distrito Federal – 120 metros de concreto e os outros 60 metros de estrutura metálica.

“Este será mais um monumento para Brasília. Teremos uma nova atração, afinal este é um ponto privilegiado. A vista da torre é impressionante. Além disso, vamos resolver as questões da TV Digital na cidade”, disse Jaime Alarcão, secretário de Obras, em visita ao canteiro de obras nesta segunda-feira (7).

A torre está orçada em R$ 64 milhões. Duas cúpulas de vidro, com vista para o Lago Paranoá, vão abrigar o restaurante e a sala de exposição. O mirante ficará acima das pétalas de vidro e poderá ser visitado. A condução dos visitantes será feita por três elevadores internos. Aqueles que forem conhecer a torre terão acesso a todos os espaços. Somente o subsolo, reservado para os equipamentos de televisão, terá entrada restrita.

As obras foram iniciadas em junho deste ano. Atualmente, a torre está do tamanho de um prédio de 21 andares – 67 metros de altura. Quando estiver pronta, ela poderá ser comparada a um edifício de 60 andares ou a dois campos de futebol de medida oficial. Para manter o andamento da construção, 240 homens trabalham durante o dia e outros 70 reforçam os serviços pela noite. Segundo Bruno Ribeiro Zauli, gerente de contrato de uma das empreiteiras responsáveis pela obra, a cada dia 2,5m de concreto são elevados.

Para centralizar os trabalhos da construção, foram montadas uma central de aço e de concreto no canteiro da obra. “Foi importantes termos feito estas usinas para termos domínio sobre o trabalho executado e certeza de que tudo vai ser feito e entregue dentro do prazo estipulado”, explica Zauli.

Alarcão disse que, apesar da chuva que cai sobre a cidade, esta é uma obra que não sofre tanto com a intervenção da água. “Tanto esta quanto qualquer outra obra de edificação está a todo vapor. A chuva atrapalha mais as obras que têm terraplanagem e pavimentação”, garantiu.

Torre de TV Digital já conta com 68 metros de altura - o equivalente a um prédio de 21 andares. Obra será entregue em 21 de abril do próximo ano.
Foto: George Gianni / Texto: Thaíssa Alves - Agência Brasília

Nenhum comentário