RECENTES

A-Tenda Trabalhador qualifica 1,2 mil pessoas em Sobradinho II


(*)Programa completou um ano e transformou a vida de mais de 25 mil trabalhadores no DF. A copeira Raimunda Lima, 38 anos, fez o curso de Modelagem Feminina e já planeja seu futuro profissional.
"O curso é básico mas é a porta de entrada para uma carreira"
Odete Carneiro Instrutora do A-Tenda Trabalhador

A Secretaria de Trabalho (Setrab) encerrou, no dia (11), em Sobradinho II, mais uma edição do programa A-Tenda Trabalhador. Durante 20 dias, a comunidade participou de cursos profissionalizantes e utilizou os serviços de orientação e encaminhamento profissional. Foram entregues 1.279 certificados. Durante o período, 5.153 pessoas foram atendidas.

Esta foi a 15ª edição do programa realizado no DF. Ele já passou por diversas cidades como Ceilândia, Recanto das Emas, Paranoá e Estrutural. No mês de novembro, a Setrab comemorou um ano de sucesso do A-Tenda Trabalhador. Segundo o secretário de Trabalho, Rodrigo Delmasso, mais de 25 mil pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho. Nesse período, cerca de 1,5 mil foram encaminhadas para estágio e cerca de 3 mil conquistaram uma vaga de emprego.

A copeira Raimunda Divina de Lima, 38, aproveitou a oportunidade para aprender um novo ofício. Durante 10 dias ela frequentou as aulas de Modelagem Feminina e deu os primeiros passos em direção á uma carreira como costureira. “Foi ótimo para mim. Aprender nunca é demais. Estou muito satisfeita com tudo que vi em sala de aula. Vou começar a criar agora”, contou animada.

“O curso é básico mas é a porta de entrada para uma carreira. A partir de agora ela está apta a fazer qualquer modelagem de roupa e também livre para usar a criatividade nos tecidos”, contou a instrutora de Raimunda, Odete Carneiro, 57. Segundo ela, o curso poderá ter grande utilidade, já que há muitas empresas de confecção na região de Sobradinho e a demanda estava reprimida.
O secretário Delmasso contou que o cronograma de trabalho volta a funcionar em janeiro de 2010. A estrutura do GDF, onde acontecem as aulas, será instalada pela primeira vez em Taguatinga. Depois seguem para cidades onde ainda não passou, como Riacho Fundo II e Brazlândia.

A-Tenda Trabalhador foi criada com o intuito de qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. O programa acontece em parceria com o Senai, que disponibiliza os instrutores dos cursos enquanto o GDF administra e banca a estrutura para que as aulas possam acontecer. Ele também possibilita o acesso aos demais serviços da secretaria, como emissão de carteira de trabalho, orientação para empréstimos do Negócio Legal, seguro desemprego, oficinas de artesanato, orientação para associativismo e cooperativismo.

Antes de se instalar nas cidades, a Setrab faz uma pesquisa de mercado para avaliar quais áreas estão mais carentes de mão de obra. Em Sobradinho II os cursos oferecidos foram de auxiliar de cabeleireiro, auxiliar de padeiro, auxiliar de salgadeiro, camareiro, garçom, informática, manicura e modelagem básica feminina.

(*)-Na foto acima: O Secretário de Trabalho, Rodrigo Delmasso, entrega 1.279 certificados em Sobradinho II.

(*)Sinval Neto - Agência Brasília

Nenhum comentário