RECENTES

Utilidade Pública: Vacina contra gripe A (H1N1) começa a ser aplicada em março em todo país


Vacinação será realizada em cinco etapas que começam em 8 de março e vão até 21 de maio. Brasileiros serão divididos em grupos específicos como, por exemplo, indígenas, grávidas, portadores de doenças crônicas e pessoas com idade entre 30 e 39 anos

O esquema de vacinação contra gripe A (H1N1), organizado pelo Ministério da Saúde com coordenadores nacionais do Programa de Imunização, será colocado em prática a partir de 8 de março. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 1,2 milhão de pessoas em todo o DF. A vacinação será realizada em cinco etapas, cada uma delas por um período que varia de duas a sete semanas, para o atendimento a grupos específicos.

A primeira etapa da campanha está marcada para os dias 8 a 19 de março para profissionais da área da saúde e indígenas. A segunda fase da vacinação, de 22 de março a 7 de maio, incluirá as grávidas em qualquer período da gestação. Crianças (de seis meses e menores de dois anos de idade) e usuários portadores de doenças crônicas (diabéticos, debilidade do sistema imunológico, cardiopatas, asmáticos graves, dentre outros) tomarão a vacina no período de 22 de março a 2 de abril.

Já a terceira etapa da estratégia de vacinação, entre os dias 5 e 23 de abril, é destinada à população de 20 a 29 anos de idade, em diferentes etapas. De 24 de abril a 7 de maio, irão receber a vacina, os idosos acima de 60 anos, que tenham doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Entre os dias 10 a 21 de maio será vacinada a população de 30 a 39 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo dessa vacinação é manter o funcionamento e a sustentabilidade dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia, além de diminuir a morbimortalidade associada à influenza.

A vacinação ocorrerá nas salas de vacina dos hospitais e centros de saúde.

(*)Com informações da Secretaria de Saúde/ Foto: Mary Leal

Nenhum comentário