RECENTES

É preciso coragem para mudar


Por Paulo Tadeu

Brasília completa 50 anos. A inauguração, ocorrida naquele simbólico dia 21 de abril de 1960, recheada de entusiasmo e esperança, faz parte da nossa história.

Hoje, os momentos são outros. Os desafios também. Embora Brasília tenha se consolidado como a capital de todos os brasileiros, tornando-se, inclusive, patrimônio cultural da humanidade, ela precisa ser reinaugurada para os próximos 50 anos e os muito outros 50 que virão, pois o estado de perplexidade diante desse gigantesco esquema de corrupção impõe-nos o dever de realizar uma faxina ética em todas as instituições do Governo do Distrito Federal e exigir que o dinheiro do povo seja aplicado, exclusivamente, em benefício do próprio povo.

É inaceitável que, aos 50 anos, a cidade conviva com o caos na sua rede de saúde pública, com a falta de qualidade no ensino público, com índices alarmantes de insegurança, com um péssimo serviço de transporte e, ao mesmo tempo, ocupe a incômoda posição de estar entre as 20 cidades mais desiguais do mundo, segundo Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Houvesse falta de recursos para aplicar nessas áreas sociais até poderíamos compreender, apesar de não justificar. Mas recursos há. O que tem faltado, então, é a coragem para mudar e o compromisso de incorporar à gestão pública ações efetivas de melhoria nos índices sociais.

Assim como a cidade foi construída com a coragem e ousadia do povo brasileiro na esperança de dias melhores, também nós temos de ter coragem para fazer as mudanças necessárias para a Brasília dos próximos 50 anos. E essas mudanças hão de se assentar nos pilares da moralidade, da ética e do interesse público. Ao mesmo tempo, na era da internet e da comunicação instantânea, temos de incorporar às nossas instituições as vias da transparência e do controle social da gestão pública.

Por isso, impõe-se reinaugurar Brasília. Cabe a cada um de nós dar a sua parcela de contribuição para que isso aconteça. No traçado urbanístico inovador e nos seus traços arquitetônicos inigualáveis, está a inspiração para concebermos a Brasília dos próximos 50 anos, mais justa, mais digna e mais solidária.

*Paulo Tadeu é deputado distrital e líder da bancada do PT na Câmara Legislativa.

Nenhum comentário