RECENTES

EXPOSIÇÃO: Toninho, 50 anos de Sobradinho




Mostra Individual composta de obras em que enfocam diversas fases do artista na categoria de desenho, pintura, escultura, gravura, objeto, instalação, fotografia, arte digital, no espaço da GALERIA VINCENT VAN GOGH, em Sobradinho – DF, até o dia 14 de maio de 2010.

A entrada é franca. A mostra é uma homenagem do artista aos 50 anos de aniversário de Sobradinho que ocorre em 13 de maio de 2010.

A mostra estará aberta ao público até o dia 14 de maio de 2010, das 08 às 22 horas. Nesta mostra, a exposição busca mostrar ao público em geral todo o processo criativo do artista desde a década de 60, que estará completando 42 anos dedicados as artes visuais em nosso país com dezenas de mostras realizadas no exterior.

Toninho, o pintor das Melancias

Toninho de Souza, que ficou conhecido como o "pintor das melancias", está completando 42 anos de envolvimento com as artes. Artista diversificado, trabalha com pintura, instalações, escultura, gravura, desenho, fotografia e cerâmica, entre outras formas de expressão. No muro de sua casa esculpiu, em baixo-relevo, toda a história da construção da capital federal. Desde a primeira missa, passando pelos monumentos da cidade e pontos turísticos, até chegar a representações de Juscelino Kubitschek. O resultado é um mural a céu aberto.
Baiano de Riachão das Neves, Toninho veio para Brasília em 1957. Filho de pai pedreiro e mãe costureira, passou a infância nos canteiros de obras da cidade, onde fez seus primeiros rabiscos, com carvão ou argila, em sacos de cimento vazios. Aos 9 anos teve as primeiras experiências com tinta guache e nanquim. De tanto ousar, em 1969, Toninho fez sua primeira exposição coletiva no ginásio de Sobradinho, quando teve a oportunidade de mostrar seu trabalho para pessoas de fora do seu convívio normal. Mas só no ano seguinte, quando ingressou no Exército, pôde comprar tintas e telas para pintar, nas horas de folga, a primeira tela. Um trabalho que ele considerou bem figurativo, mas não abstrato.

Melantucanarismo

“Em 1991, Toninho venceu, no Rio de Janeiro, um concurso nacional de pintura contemporânea no Rio de Janeiro. Disputando com mais de 20 artistas, ganhou uma viagem de estudos para a Europa. Lá, conheceu as obras de grandes mestres, como Picasso, Salvador Dalí e Monet. Ao ganhar o concurso com a arte abstrata sob o título de "Problemas ecológicos brasileiros” Mas com a introdução de araras e tucanos, passou a chamar o trabalho de "melantucanarismo". Percebeu a força desses temas e os transformou em símbolos de sua pintura Melantucanarista, que na definição de seu criador, é a busca da essência da arte.
"Para um artista, a maior dificuldade em sua trajetória é encontrar uma linguagem própria, sem cópias de artistas locais, nacionais ou internacionais e manter uma identidade pictórica.”

(*)Por Sheylla da Silva

Nenhum comentário