RECENTES

Major Charles fala da represália que sofreu


“Há muito Brasília tem estado na contra mão da segurança pública” Matérias publicadas, entrevistas concedidas usavam esta frase. Antes mesmo do primeiro Posto Comunitário de Segurança ser instalado em Brasília, esta era a frase usada pelo Tenente Coronel Charles Magallhães (mais conhecido como major Charles)ao referir-se aos postos. Por ser um estudioso das ciências afetas à Segurança Pública, Charles Magalhães alertou ao governo das conseqüências de um projeto que nascia com sérios vícios, vindo a sofrer sérias represálias. Após defender e sustentar perante uma banca de doutores e oficiais superiores da PMDF, major Charles teve nota 9,986 na defesa do trabalho acadêmico de pós graduação que investigava a efetividade dos postos comunitários implantados no DF. Chegou a ser ameaçado de que se divulgasse o trabalho seria punido já que estaria desautorizado a divulgá-lo, o que contrariava completamente os princípios do Estado Democrático de Direito.

Mas o pior ainda estava por vir. Após seu pronunciamento em uma palestra ministrada a convite aos secretários de segurança pública do país em Salvador-Bahia em março de 2010, e após ter concedido uma entrevista em rede nacional, falando da falta de efetividade dos postos policiais do DF, foi punido com quatro (04) dias de prisão disciplinar por simplesmente, dizer a verdade. Só que sua determinação sempre foi característica marcante do major Charles Magalhães. Após quatro dias de clausura, começou a andar pelas ruas num movimento de abaixo assinado contra os postos, propondo a colocação dos policiais na ruas, e a implantação de um novo modelo de segurança pública por ele idealizado denominado “COMPLEXOS INTEGRADOS DE SEGURANÇA COM CIDADANIA”, onde os atuais módulos de fibra dos postos policiais passariam a ser utilizados numa praça desportiva para atividades de inclusão digital, biblioteca, creches comunitárias e outras, inseridos num contexto de polícia cidadã voltado para a filosofia de prevenção primária que tanto defende. Esta filosofia de verdadeira polícia comunitária implantada no complexo integrado sob a coordenação de um policial gestor, agregado às metas diárias de visitas domiciliares realizadas pela polícia cidadã e à tecnologia de câmeras nas ruas, escolas e nos ônibus, construiria, verdadeiramente, uma segurança pública voltada para o futuro de nossos jovens e aproximaria a polícia da sociedade. Isso é o que ele defende para Brasília e para o entorno do DF.

Além dos ideais de segurança e do trabalho que tem defendido e realizado, major Charles é também reconhecido pelas comunidades carentes por suas ações sociais voltadas aos jovens, idosos e donas de casa. É normal vê-lo pelas ruas com seguidores coletando assinaturas para conseguir asfalto, postos de saúde e escolas para as regiões mais esquecidas do DF, diz a senhora Ermegina Moraes, moradora do Mestre D Àrmas em Planaltina. Como reconhecimento pelo seu trabalho, major Charles Magalhães tem sido assediado por pessoas da sociedade a candidatar-se a deputado distrital nas próximas eleições. Ele aceitou a idéia: “Sou pré-candidato a deputado distrital e vou provar que a política pode ser feita diferente do que tem sido, com trabalho, honestidade e comprometimento” diz Charles Magalhães.

(*)Quem quiser saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo major Charles Magalhães pode acessar o site www.deolhonasuaseguranca.org

foto: Divulgação

Nenhum comentário