RECENTES

Morro da Pedreira motiva criação de Monumento Natural em Sobradinho


Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, na região administrativa de Sobradinho (DF), o Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira foi oficialmente criado pelo Decreto nº 31.758, publicado no Diário Oficial do DF de 7 de junho de 2010.

Com 90.706 hectares, a unidade de conservação tem como objetivos preservar o Morro da Pedreira e seus sítios espeleológico, paleontológico e arqueológico; incentivar a pesquisa científica, a educação ambiental, a prática da escalada e o turismo ecológico; garantir a preservação e a proteção da fauna e da flora; proporcionar a manutenção das atividades rurais existentes, de acordo com o Plano de Manejo que será elaborado, e condicionar as formas de ocupação da zona de amortecimento da unidade à conservação e recuperação ambiental.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), “o Monumento Natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica”. Situado na APA de Cafuringa, o Morro da Pedreira se encontra em uma Zona de Preservação do Patrimônio Natural (ZPPN). A implantação e administração da unidade de conservação são de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Diversidade

A proposta para criação do Monumento Natural do Morro da Pedreira foi tema de audiência pública realizada em 26 de março, na Escola Classe Ribeirão de Sobradinho (DF). Durante a audiência, coordenada pela Gerência de Gestão de Unidades de Conservação do Ibram, representantes da Universidade de Brasília (UnB), Fundação Pró – Natureza (Funatura), Associação Brasiliense de Escalada e Montanhismo (Abresca), Fórum de ONGs, entre outros, puderam opinar, discutir e sugerir mudanças para o projeto.

De acordo com a análise ambiental apresentada pelo Ibram durante a reunião, o Morro da Pedreira está localizado na Bacia do Rio Maranhão e reúne variados exemplares de biomas - mata seca, campo sujo e cerrado, por exemplo – e de espécies vegetais – como aroeira, babaçu e macaúba. Além de suas potencialidades turísticas, em virtude das grutas e cavernas existentes, o Morro é considerado ainda importante local para a realização de estudos espeleológicos bem como para a prática de escalada.

(*) fonte: blog responsabilidadesocial.com / foto Pedro Braga - blog www.arboretto.blogspot.com / Lucia Helena

Nenhum comentário