RECENTES

Convocação para lançamento oficial da Campanha Verde


Partido Verde realiza neste domingo o lançamento oficial da campanha eleitoral deste ano, com Eduardo Brandão e Luiz Maranhão concorrendo ao Governo do Distrito Federal, Moacir Bueno e Cadu Valladares ao Senado Federal. O evento será realizado em pleno Lago Paranoá, das 10h às 14h.

Por água, os candidatos farão um percurso iniciando e terminando no píer da quadra 2 do Setor de Clubes Sul, próximo ao Cota Mil. No trajeto farão paradas no “Piscinão” da MI 7 e no Parque da Península, onde militantes e simpatizantes promoverão uma coleta simbólica de lixo. É importante a participação de todos!

O objetivo do PV é mostrar a determinação para resolver os problemas que afetam a população do Distrito Federal, tomando a questão ambiental como tópico inicial. Durante a abertura, Brandão apresentará as propostas do partido para o Lago Paranoá, que vão da recuperação de toda a bacia e sub-bacias, com revegetação e reflorestamento das matas ciliares que circundam os cursos d’água, à democratização de seu uso para uso de toda a população no esporte e no lazer.

Lançamento da campanha eleitoral do Partido Verde do Distrito Federal
Quando: Domingo, 11 de julho, das 10h às 14h
Atividade: Volta ao lago, em barco, com candidatos a todos os cargos eletivos e coleta simbólica de lixo nas margens do Lago Paranoá

Itinierário:
9h – concentração no píer localizado no Setor de Clubes Sul, trecho 2, conjunto 36, próximo ao Cota Mil
10h – saída do barco
12h (previsão) – encontro com militantes e simpatizantes no “piscinão” da MI7
13h30 (previsão) – encontro com militantes e simpatizantes no Parque da Península
14h (previsão) – desembarque no Pontão

Organize seu grupo, vista sua camisa verde e venha conosco mostrar
nossos ideais e nossa força à população de Brasília!

O Partido Verde quer recuperar a bacia do lago Paranoá
O Lago Paranoá é um dos principais símbolos de Brasília e já havia sido mencionado no Relatório Cruls (1893). Sua construção prevista no Relatório Belcher (1955), foi concluída em 1959. A bacia do Paranoá é composta pelos córregos Riacho Fundo, Gama e Cabeça de Veado, ao sul e ribeirões do Torto e Bananal ao norte.

As motivações para a construção do Lago Paranoá foram paisagísticas, disponibilização de um espelho d’água com fartura para a recreação e lazer e aproveitou-se para estabelecer uma pequena usina hidrelétrica na sua barragem.

Com o lançamento dos esgotos no lago, em menos de dez anos ele já estava com suas águas eutrofizadas, ou seja, poluídas, com baixo teor de oxigênio. Posteriormente, foram construídas quatro estações de tratamento de esgoto das áreas urbanizadas no entorno do lago.

A intensa urbanização da bacia, com a construção do Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirantes, Candangolândia, Águas Claras, Vicente Pires etc, implicou em desmatamento e degradação das matas ciliares e terrenos do entorno do lago. Consequentemente, hoje temos um progressivo assoreamento na embocadura do Riacho Fundo no braço sul. O mesmo ocorre na região do Ribeirão Bananal, acima da ponte do Bragueto.

Imagens aéreas mostram o assoreamento intenso o que pressupõe que, a longo prazo, todo o lago será assoreado, ou seja, entupido por sedimento das áreas degradadas.
É importante mencionar a quantidade de lixo encontrada no lago que foi lançado por usuários, embarcações, clubes e residências do entorno.

No lançamento da campanha eleitoral do Partido Verde em 2010, pretendemos expor estes problemas e ameaças a população de Brasília e mostrar que queremos resolver os problemas que assolam o lago Paranoá.

Propostas do Partido Verde para recuperar o Lago Paranoá:
1.Integrar as políticas e ações de gestão de recursos hídricas que estão sobrepostas por diversos órgãos do governo;
2.Implantar definitivamente o comitê de gestão da bacia hidrográfica do Lago Paranoá;
3.Recuperar toda a bacia e sub-bacias do lago Paranoá com revegetação e reflorestamento das matas ciliares que circundam os cursos d’água;
4.Controlar o desmatamento e as queimadas nas margens do lago e seus afluentes;
5.Implementar um projeto de desassoreamento dos braços sul e com princípios ecológicos;
6.Combater o lançamento de lixo e realizar limpeza permanente na região;
7.Fiscalizar e punir os esgotos clandestinos na vizinhança;
8.Controlar o trânsito de embarcações, com o objetivo de reduzir a poluição provocada pelos seus motores;
9.Democratizar o lazer nas margens, dando acesso a todas as classes sociais para o uso delas;
10.Desenvolver um completo programa de educação ambiental para todos os seguimentos sociais que habitam ou usufruem da região do Lago Paranoá.

Por Adilson Barreto/ ASCOM-PV-DF - Foto: Divulgação

Nenhum comentário