RECENTES

URGENTE! - Detran começa a fiscalizar cadeirinhas nesta quarta


No dia 1º de setembro entra em vigor a Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece regras de transporte de crianças com até dez anos. Multa para quem descumprir regra chega a R$ 191,54

A partir de 1º de setembro, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) começa a fiscalização do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças. Nessa data, entra em vigor a Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece regras de transporte de crianças com até dez anos.

O condutor que for flagrado transportando crianças em desacordo com a norma será multado em R$ 191,54 e receberá sete pontos na carteira. A infração é gravíssima. O veículo fica retido até que o condutor providencie o transporte adequado às crianças.

No mês de maio, o Detran realizou blitzes educativas para orientar os condutores sobre os procedimentos para a adequação das crianças nos veículos e distribuiu panfletos informativos com ilustração do tipo de cadeirinha adequado a cada idade.

A Resolução nº 277 entraria em vigor em 9 de junho, mas a Deliberação nº 95 do Contran, de 7 de junho de 2010, alterou a data do início da fiscalização para que os condutores tivessem mais tempo para adquirir as cadeirinhas.

O uso do cinto de segurança e da cadeirinha é tema da Semana Nacional de Trânsito 2010, que acontecerá de 18 a 25 de setembro.

Para cada idade, um tipo de assento:
Até um ano: cadeirinhas do tipo conversível, conhecidas como bebê conforto;
De um a quatro anos: cadeirinhas;
De quatro a sete anos e meio: assentos de elevação;
De sete anos e meio a dez anos: no banco de trás com cinto de segurança.

Com informações da Ascom/Detran - foto divulgação

Nenhum comentário