RECENTES

Deu no Jornal de Brasilia - Parque de Sobradinho II vira depósito de lixo

O crescimento desordenado e a falta de fiscalização do Parque Canela de Ema, em Sobradinho II, são os principais fatores que prejudicam a reserva ambiental, segundo os moradores da região. Devido à proximidade com os condomínios Morada da Serra, Mini-chácaras e o Serra Azul e uma parte de Sobradinho II, a lagoa e as demais áreas do parque servem de depósito de lixo, entulhos, escoamento de esgoto e todo o tipo de devastação.

Um dos pioneiros da região, Osmar Diniz, explica que o parque vem sofrendo muito com a falta de respeito dos moradores de condomínios construídos na vizinhança que desviam todo o esgoto para a área ambiental. "Isso aqui existe há anos e anos e nunca ninguém fez nada para mudar esse cenário". Segundo ele, os condomínios são os maiores culpados pela degradação e poluição do ambiente. Como são propriedades particulares e com normas próprias, a administração da região tem muita dificuldade para resolver esse tipo de problema.

Crime

Osmar é dono de um quiosque em frente ao Parque Canela de Ema e garante que todos os dias algum crime ambiental é feito e prejudica a área verde. "Quando não é uma queimada criminosa, recolhem todo o entulho da região e jogam dentro do parque ou então é esse esgoto correndo a céu aberto. É um crime".

Segundo ele, o local tinha que disponibilizar uma sede administrativa, cercar melhor o ambiente para impedir a travessia dos moradores pela reserva, o que também acaba poluindo o parque. Osmar finaliza que o principal a ser feito no local é a preservação do ambiente, não disponibilizar infraestrurura para os moradores e acrescentar a segurança ambiental para erradicar as possibilidades de total degradação ambiental.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário