name='content'> ]]>

RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA - Na Hora contra a hepatite C

O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), lança hoje a Campanha de Prevenção e Detecção do Vírus da Hepatite C, na unidade da Rodoviária do Plano Piloto. Realizada sob a coordenação do Núcleo de Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a campanha vai até o dia 3 de setembro e prevê a realização de pelo menos dois mil testes rápidos, visando diagnosticar a doença.

Com o título “Você C Conhece”, a campanha se refere a um projeto piloto que será desenvolvido também nas unidades do Na Hora de Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia e Gama, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e de Saúde. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a doença e encaminhar os eventuais portadores da patologia para atendimento ambulatorial especializado e humanizado, junto à rede pública de saúde do DF.

Segundo o diretor-geral do Na Hora, Cristian Ferreira Viana, a campanha será dirigida aos usuários e colaboradores do órgão que tenham interesse em fazer o teste rápido da Bioeasy Diagnósticos. Todas as pessoas que receberem resultado positivo sairão do Na Hora com uma consulta agendada para atendimento complementar na rede oficial de saúde.

Conforme exposição de motivos da Secretaria de Saúde, a hepatite C é uma doença silenciosa e a única forma de detectá-la é por meio de testes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 200 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo VHC, sendo 4,5 milhões de brasileiros.

A hepatite C é uma doença transmitida por meio de sangue contaminado, por intermédio de transfusões, acupuntura, agulhas ou seringas compartilhadas, instrumentos de manicure e similares quando não corretamente esterilizados.

Nenhum comentário